sábado, 12 de outubro de 2013

Questões do livro de Biologia - Capítulo 19


Questões do livro “LINHARES, Sérgio e GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje. São Paulo: Ática, 2010.”


Capítulo 19


Cordados: cefalocordados e urocordados


Compreendendo o texto


1. Um estudante achou muito estranho quando leu em seu livro de Biologia que, evolutivamente, os vertebrados estão mais próximos de uma estrela-do-mar do que um inseto. No entanto, essa afirmação considera a presença de características comuns aos equinodermos e aos vertebrados, que aproximam os dois grupos. Quais são essas características?

Tanto os equinodermos quanto os cordados são deuterostômios (no embrião o blastóporo origina o ânus), possuem esqueleto interno revestido pela epiderme.

2. Na ilustração do Pikaia sp., abaixo, podem ser vistas duas características dos cordados presentes no anfioxo (indicadas pelas letras A e B). Quais são essas características?


As características A e B são respectivamente a notocorda e blocos de músculos ao longo do corpo.

3. Cefalocordados e urocordados são reunidos informalmente no grupo dos protocordados, que, evolutivamente, está próximo do grupo dos vertebrados. Estes últimos, porém, apresentam algumas características distintas em relação aos protocordados. Quais são elas?

Os vertebrados apresentam, após o desenvolvimento embrionário, vértebras, coluna vertebral e caixa craniana com encéfalo.

4. Examinando uma ascídia adulta, uma estudante disse que, além de fendas na faringe, o animal não possuía nenhuma característica típica do grupo dos cordados. No entanto, o professor disse que ela estava enganada. Por que a estudante se enganou? Explique.

Ela estava enganada pois na fase larval, as ascídias têm tubo nervoso dorsal e notocorda, sendo que, quando o estado adulto é atingido, o primeiro é em grande parte reduzido e a segunda desaparece.

5. As ascídias são animais sésseis que não apresentam desenvolvimento direto (em que o zigoto origina um animal semelhante ao adulto). A fase larval, que poderia parecer gasto inútil de energia, no entanto, representa uma vantagem evolutiva para o animal. Qual poderia ser essa vantagem?

A larva pode deslocar-se para outro lugar, disseminando a espécie.

6. Apesar de relativamente distantes evolutivamente, os cefalocordados e os moluscos bivalves (ostra, mexilhão, etc.) apresentam pelo menos uma semelhança, que está relacionada ao modo de alimentação. Explique essa semelhança.

Todos esses animais são filtradores.

Refletindo e concluindo


1. (Uece) Com relação às fendas branquiais que surgem na faringe dos embriões dos cordados é correto afirmar que:

a) existem somente na fase larval.
b) sempre persistem.
c) persistem nos cordados terrestres e regridem nos aquáticos.
d) regridem nos terrestres e persistem em alguns aquáticos.

Resposta: alternativa d

2. (Uece) O reino Animalia reúne uma grande diversidade de organismos distribuídos em filos que encerram determinadas características peculiares. Considere as seguintes afirmativas:

I. O filo Porífera reúne  as  esponjas,  animais  de organização  muito  simples,  que absorvem  água com  partículas  alimentares  através  de  células especializadas chamadas coanócitos.
II. O filo Arthropoda reúne grande diversidade de animais que se caracterizam por ter corpo protegido por um exoesqueleto de quitina.
III. O filo Chordata reúne somente animais vertebrados como peixes, anfíbios, aves e mamíferos.
IV. São animais parasitas pertencentes ao filo Nematoda os ancilóstomos, que provocam o amarelão, e as filárias, causadoras da elefantíase.

São corretas:

a) I, II e III.
b) II, III e IV.
c) I, II e IV.
d) I, III e IV.

Resposta: alternativa c

3. (Fesp-PE) Determinados animais constituem tipos de transição entre os invertebrados e os vertebrados. Não possui esqueleto ósseo e formam notocorda nas fases iniciais do desenvolvimento. Esses animais são:

a) pelecípodes.
b) tetrápodos.
c) quilópodes.
d) peixes.
e) protocordados.

Resposta: alternativa e

4. (Fuvest-SP) No desenvolvimento dos cordados, três caracteres gerais salientam-se, distinguindo-os de outros animais. Assinale a alternativa que inclui esses três caracteres.

a) Notocorda, três folhetos germinativos, tubo nervoso dorsal.
b) Corpo segmentado, tubo digestivo completo, tubo nervoso dorsal.
c) Simetria bilateral, corpo segmentado, notocorda.
d) Simetria bilateral, três folhetos germinativos, notocorda.
e) Tubo nervoso dorsal, notocorda, fendas branquiais na faringe.

Resposta: alternativa e

5. (Ufscar-SP) As ascídias adultas são tunicados típicos. Sobre esses animais, podemos dizer que:

a) em hipótese alguma poderão ser classificados como cordados, uma vez que quando adultos não apresentam notocorda.
b) são cordados, pois na fase larval apresentam notocorda bem como fendas branquiais e tubo nervoso dorsal.
c) a presença de fendas branquiais na faringe não é suficiente para classificá-los como cordados.
d) não são cordados, pois nem mesmo na fase larval apresentam notocorda;
e) na fase larval possuem, na cauda, um tubo nervoso dorsal bem desenvolvido, o que serviu para confundi-los com cordados verdadeiros.

Resposta: alternativa b

6. (UFV-MG) Das alternativas abaixo, que característica não é própria dos cordados?

a) notocorda.
b) fendas branquiais.
c) tubo nervoso ventral.
d) presença de boca e ânus.
e) simetria bilateral.

Resposta: alternativa c

7. (UFU-MG) A figura abaixo é uma representação esquemática de um protocordado. A troca de gases nesse animal ocorre na estrutura indicada pelo número:


a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.
e) 5.

Resposta: alternativa d

8. (Ufes) As ascídias, animais marinhos com formato corporal semelhante ao dos Porifera, são consideradas intimamente relacionadas aos vertebrados pelo fato de sua larva apresentar, entre outras características:

a) coração ventral e tubo nervoso dorsal.
b) notocorda e fendas branquiais.
c) simetria bilateral e cauda pós-anal.
d) nadadeiras pares e notocorda.
e) tubo nervoso dorsal e olho com retina.

Resposta: alternativa b

Questões para análise


1. (Unicamp-SP) A figura a seguir mostra uma das árvores evolutivas sugeridas para os animais.


a) Sabendo que os metazoários triploblásticos são divididos em protostomados e deuterostomados, dê o nome de dois filos pertencentes a cada um desses grupos.

Dois exemplos de filos com animais protostomados são o dos artrópodos e o dos moluscos. Já dois filos que contenham seres deuterostomados são o dos equinodermos e o dos cordados.

b) Na figura, que letra representa cada um dos filos escolhidos por você?

A letra E representa os moluscos, a letra D os artrópodes, a letra F os equinodermos, e a letra I, os cordados.

c) Dê uma característica dos protostomados triploblásticos. Como essa característica se apresenta nos deuterostomados?

Nos protostomados triploblásticos, o blastóporo dá origem à boca. Já nos deuterostomados o blastóporo dá origem ao ânus.

2. (UFC-CE) Cite duas características dos anfioxos, pertencentes ao táxon Cephalochordata, que são utilizadas para embasar as relações filogenéticas com os vertebrados. Em que se baseia a denominação do táxon? Diga em qual etapa do desenvolvimento embrionário é reconhecida a característica que denomina o táxon e descreva como essa característica se origina embriologicamente.

Duas características dos anfioxos usadas para embasar as relações filogenéticas com os vertebrados são a notocorda e o sistema nervoso dorsal. A denominação do táxon Cephalochordata deve-se ao fato de que a notocorda está presente nesses animais até a cabeça, ou região mais anterior do corpo. Essa característica origina-se embriologicamente na etapa da organogênese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.