quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Mamíferos

Mamíferos



Os mamíferos possuem pelos com queratina e apresentam glândulas sudoríparas, sebáceas, mamárias e odoríferas. Os de vida aquática, no entanto, não apresentam glândulas sudoríparas nem pelos, pois estes últimos diminuiriam a velocidade da natação.

Pelos e glândulas mamárias.

Os animais dessa classe têm diafragma e dentição, com dentes incisivos, caninos, pré-molares e molares. São homeotérmicos, mantendo a temperatura do corpo constante através de sua energia interna. A camada de gordura sob a pele, os pelos, a circulação rápida e as glândulas sudoríparas auxiliam na manutenção da temperatura.

Dependendo do seu grupo, os mamíferos podem apresentar garras, unhas, chifres e cascos. Os morcegos são os únicos dessa classe capazes de voar. Existem mamíferos aquáticos, como as baleias, os golfinhos e os peixes-boi, estes últimos de água doce.


Morcego.

Golfinhos.



Os mamíferos apresentam ânus separado da abertura urogenital e são dotados de pênis e vagina para fecundação interna. O desenvolvimento é direto, e os pais cuidam da prole. São vivíparos, e no desenvolvimento embrionário forma-se a placenta, um anexo relacionado com a nutrição do embrião e que também promove trocas respiratórias, elimina excretas e produz hormônios. Nascem de forma semelhante à que terão na vida adulta.




Embrião de um mamífero.

No esqueleto dos mamíferos, há ossos e, nas articulações, cartilagens. A coluna vertebral é muito importante, visto que a ela estão presas dois pares de patas, ou membros superiores e inferiores.


Esqueleto de um cavalo.


O aparelho urinário apresenta bacinetes, ureteres, bexiga e uretra. Os rins funcionam como filtros; ao passar por eles, o sangue é purificado dos resíduos que se formam nas células (uréia, ácido úrico e água). Esses elementos vão formar a urina, que passa pelos bacinetes e ureteres e se deposita na bexiga. Da bexiga, a urina é eliminada através da uretra, que se abre para o exterior. Os mamíferos são ureotélicos, excretando ureia.



A circulação é fechada, dupla e completa. O coração possui quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos, o que torna o fornecimento de oxigênio ao organismo mais eficiente. As hemácias são anucleadas, característica exclusiva dos mamíferos, e têm forma de disco bicôncavo.






A respiração é pulmonar, até mesmo nas espécies aquáticas. O pulmão é formado por alvéolos, pequenas câmaras que aumentam a superfície de absorção do gás oxigênio. O diafragma, músculo que separa o tórax do abdome, está presente apenas nos mamíferos.




O aparelho digestório é composto de tubo digestório (boca, faringe, esôfago, estômago e intestino) e dos órgãos anexos (glândulas salivares, pâncreas e fígado).

Depois de bem mastigados e insalivados na boca, os alimentos são engolidos e conduzidos através da faringe e do esôfago até o estômago, onde sofrem diversas transformações. Do estômago, seguem para o intestino delgado, onde há a ação de substâncias produzidas pelo pâncreas, pelo fígado e pelo próprio intestino delgado. Os nutrientes são conduzidos pela corrente sanguínea para todo o organismo. Os resíduos não aproveitados vão para o intestino grosso e são eliminados. Nos ruminantes, porém, o estômago divide-se em pança, barrete, folhoso e coagulador.





O sistema nervoso é bem desenvolvido. Entre os vertebrados, os mamíferos possuem maior cérebro, conferindo maior memória, inteligência e aprendizado. A visão, audição, olfato são aprimorados, havendo ainda receptores sensoriais espalhados pela pele.



Os mamíferos podem ser divididos em três grupos: monotremados (ou prototérios), metatérios e entérios.


Prototheria ou Monotremata


Entre os prototérios, estão o ornitorrinco e o equidna.

Esses mamíferos apresentam algumas características de répteis, como a postura de ovos com casca e gema e a presença da cloaca. A presença de pelos e glândulas mamárias, além do fato de serem endotérmicos, permite colocá-los entre os mamíferos.

O ornitorrinco, encontrado na Austrália, tem um bico córneo que é semelhante ao de um pato, porém é um focinho, usado para escavar o fundo dos rios em busca de pequenos invertebrados, dos quais se alimentam. Os filhotes nutrem-se do leite que escorre entre os pelos da barriga da mãe, pois elas têm glândulas mamárias, mas não possuem tetas.

A equidna, encontrada na Austrália e na Nova Guiné, possui espinhos nas costas, patas com garras e um bico usado para escavar o solo em busca de alimentos como insetos.



Metatheria ou Marsuphalia


São os cangurus e coalas encontrados nas ilhas da Oceania, e os gambás e cuícas, encontrados na América do Sul. Esse grupo inclui 280 espécies.



Cuíca ou catita.

Os marsupiais são vivíparos, mas sua placenta é rudimentar, constituída apenas pela união do saco vitelínico com a parede do útero. A gestação é de 13 a 35 dias. Ao nascer, o filhote arrasta-se até o marsúpio, uma bolsa de pele situada no ventre da mãe que contém glândulas mamárias e na qual completa seu desenvolvimento.


No detalhe, filhotes recém-nascidos de gambá no marsúpio da mãe. Na fotografia maior, fêmea de canguru carregando filhote no marsúpio.


Eutheria


Neste grupo está a maioria dos mamíferos, cuja placenta é desenvolvida e duradoura. Esse grupo inclui as seguintes ordens:

- Xenarthra ou Edentata. Dois exemplos são a preguiça-de-bentinho e tamanduá-mirim.

Respectivamente preguiça-de-bentinho (Bradypus tridactylus) e tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla).

- Lagomorpha. A lebre-da-patagônia é um exemplo.

Lebre-da-patagônia.

- Rodentia, sendo um exemplo o esquilo, a seguir.


- Carnivora. A seguir, exemplos de carnívoros:

Guepardo.

Leão.

Lobo-guará.

Tigre.

- Insectivora

Ouriço-cacheiro, um insetívoro.

- Primates

Exemplos de primatas.

- Chiroptera

Morcego, um quiróptero.

- Artiodactyla

Alguns artiodáctilos.

- Cetacea

Golfinhos, cetáceos.

- Perissodactyla. A seguir, exemplos de perissodáctilos.


- Sirenia. Um exemplo é o peixe-boi.


Peixe-boi-da-amazônia, um sirênio.

- Proboscidea


Elefante, um proboscídeo.




Fontes


LINHARES, Sérgio e GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje. São Paulo: Ática, 2010.

PAULINO, Wilson R. Biologia Atual, Vol. 2: Seres Vivos, Fisiologia. São Paulo: Ática, 1997.

CRUZ, Daniel. Os Seres Vivos. São Paulo: Ática, 1998.

SANTOS, Fernando S. dos, AGUILAR, João B. V. e OLIVEIRA, Maria M. A. de (org). Biologia: ensino médio, 2º ano. São Paulo: Edições SM, 2010.

http://images.imagensdeposito.com/fotos/e/esquilo-2333.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.