terça-feira, 15 de outubro de 2013

Cordados


Cordados


São animais triblásticos, celomados e deuterostômios (no embrião, o blastóporo dá origem ao ânus). Em pelo menos uma das fases da vida, apresentam tubo nervoso dorsal, notocorda, fendas branquiais na faringe e cauda.

A notocorda, bastão flexível de células que se estende por quase toda a região dorsal do animal, serve de ponto de apoio aos músculos, permitindo que o animal, pelo menos na fase larval, use a cauda para impulsionar seu corpo pela água.

Embrião hipotético de um cordado. A - corte longitudinal; B - corte transversal.

Os cordados são divididos em dois grandes grupos, os protocordados, todos marinhos, subdivididos em urocordados, cefalocordados e hemicordados, e os vertebrados, subdivididos em vários grupos. Os protocordados não têm coluna vertebral, caixa craniana nem encéfalo, características possuídas pelos vertebrados. Nos vertebrados, a notocorda é, durante o crescimento, substituída pela coluna vertebral.



Vertebrados


Os seres do subfilo dos vertebrados se caracterizam por apresentarem crânio, vértebras e encéfalo. São divididos em sete classes: ágnatos, condrictes, osteíctes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.


Protocordados


Classe dos urocordados


Tunicados (ascídias).

Ascídia negra (Phallusia nigra), encontrada no litoral brasileiro.

            As ascídias, representantes dos urocordados, possuem, durante a fase larval, notocorda, tubo nervoso dorsal e fendas branquiais. Após a metamorfose, entretanto, restam destes apenas as brânquias e parte do tubo nervoso dorsal.

Esses animais, que podem ser encontrados presos a rochas, são filtradores, se alimentam de plâncton. As trocas gasosas ocorrem através das fendas faríngeas, e as ascídias possuem dois sifões, o oral, pelo qual entra a água, e cloaca, por onde saem os resíduos, bem como água e gametas.


Elas são hermafroditas, sua fecundação é externa, e seu desenvolvimento, indireto. Também se reproduzem por brotamento.

Classe dos cefalocordados


Foto e esquemas de anfioxo.

Anfioxo.

O anfioxo, um cefalocordado, tem sistema digestório completo e alimenta-se do plâncton o qual filtra. Ele mantém as características básicas dos cordados – tubo nervoso dorsal, notocorda e fendas branquiais – durante sua existência.

A fecundação é externa, e o desenvolvimento, indireto. As trocas gasosas ocorrem nas fendas branquiais. A notocorda auxilia o movimento do anfioxo, o qual costuma ficar enterrado na areia.

Esquema de um anfioxo.

Classe dos hemicordados


Hemicordado.

Os hemicordados são animais marinhos, e seu principal representante é o Balanoglossus, animal de corpo longo, cilíndrico e de aspecto vermiforme.

Esses animais vivem em túneis que eles próprios escavam na areia, utilizando uma tromba ou prosbócide, na qual fica localizada a notocorda.

Ilustração de um hemicordado.




Fontes


LINHARES, Sérgio e GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje. São Paulo: Ática, 2010.

PAULINO, Wilson R. Biologia Atual, Vol. 2: Seres Vivos, Fisiologia. São Paulo: Ática, 1997.

CRUZ, Daniel. Os Seres Vivos. São Paulo: Ática, 1998.

SANTOS, Fernando S. dos, AGUILAR, João B. V. e OLIVEIRA, Maria M. A. de (org). Biologia: ensino médio, 2º ano. São Paulo: Edições SM, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.