domingo, 13 de outubro de 2013

Embriologia


Embriologia


O desenvolvimento embrionário dos animais começa a partir do zigoto ou célula-ovo, produzido a partir da união do espermatozoide com o óvulo. O zigoto sofre divisões conhecidas como clivagens, formando a mórula, um maciço celular com poucas células.

A mórula se transforma em blástula, uma esfera oca, cuja cavidade é a blastocele.

A blástula então se curva sobre si mesma, formando a gástrula, que também apresenta uma cavidade, o arquêntero, que originará a cavidade do tubo digestório. O arquêntero apresenta um orifício, o blastóporo, que dará origem à boca e ao ânus nos protostômios e deuterostômios respectivamente. Os animais protostômios são os platelmintos, nematelmintos, anelídeos, moluscos e artrópodes, enquanto os deuterostômios são os equinodermos e cordados.




Nos animais diblásticos – os cnidários –, a gástrula apresenta duas camadas de células (folhetos germinativos), a ectoderme e a endoderme, respectivamente externa e interna. Já os animais triblásticos – platelmintos, nematelmintos, anelídeos, moluscos, artrópodes, equinodermos e cordados – apresentam uma terceira camada, a mesoderme. Os poríferos não estão em nenhum desses dois grupos, e sim no dos parazoários (ao qual apenas eles pertencem e no qual são incluídos por não possuírem tecidos verdadeiros, entre outras características).




Alguns animais possuem uma cavidade formada no meio da mesoderme e totalmente revestida por ela, o celoma, que no adulto formará a cavidade geral do corpo, entre a epiderme e o tubo digestório, que aloja diversos órgãos. Os filos de animais celomados são os anelídeos, moluscos, artrópodes, equinodermos e cordados.

O celoma dos animais deuterostômios é formado no interior de bolsas do mesoderma, sendo chamado de enteroceloma. Já o celoma dos protostômios surge de fendas na mesoderme, sendo denominado esquizoceloma.


Outros animais apresentam o pseudoceloma, que não se formou dentro da mesoderme, e sim da blastocele. São os nematelmintos, cujo celoma não é totalmente delimitado pela mesoderme.


Outros ainda não possuem nenhuma dessas duas cavidades, sendo acelomados. Os únicos triblásticos que não possuem celoma nem pseudoceloma são os platelmintos, sendo que tanto os poríferos quanto os cnidários também não os possuem.


A seguir, classificações dos filos de animais incluindo aspectos embriológicos:






Fontes


LINHARES, Sérgio e GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje. São Paulo: Ática, 2010.

PAULINO, Wilson R. Biologia Atual, Vol. 2: Seres Vivos, Fisiologia. São Paulo: Ática, 1997.

CRUZ, Daniel. Os Seres Vivos. São Paulo: Ática, 1998.

SANTOS, Fernando S. dos, AGUILAR, João B. V. e OLIVEIRA, Maria M. A. de (org). Biologia: ensino médio, 2º ano. São Paulo: Edições SM, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.