sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Aves


Aves


As aves são vertebrados que apresentam três características obrigatórias: presença de penas cobrindo o corpo (característica exclusiva desses animais), membros anteriores transformados em asas e presença de bico no lugar dos dentes.

Entre as aves, há espécies que se alimentam de insetos, grãos, néctar das flores e frutos, e outras, de roedores. A moela é adaptada ao tipo de alimentação; as aves que se alimentam de grãos possuem a moela mais desenvolvida para triturá-los.


As aves contribuem na disseminação das sementes, no controle de pragas e na adubagem, por exemplo as fezes do guano no litoral do Chile e Peru.

As aves possuem adaptações para o voo, tais como corpo aerodinâmico coberto de penas e membros anteriores transformados em asas.


No pinguim, as asas em forma de remo são usadas para a natação. Já na ema e na avestruz se apresentam atrofiadas, e as pernas desses animais estão adaptadas à corrida.

Avestruz.


Emas.

As aves usam os pés para caminhar, subir em árvores e nadar. As formas dos pés e bicos estão relacionadas ao modo de vida.

Pés adaptados para nadar (pato) e para empoleirar (galinha).

Ave com pé natatório (pato) e ave com pé acolimbético (pica-pau).


As penas, o bico, as garras e as escamas dos pés são formados de queratina, protegem as aves e diminuem a perda de água. As aves possuem a glândula uropigiana na cauda, que produz uma secreção oleosa, a qual elas passam, utilizando o bico, nas penas, para impermeabilizá-las.

A respiração das aves é pulmonar. Seus pulmões possuem sacos aéreos que armazenam ar e se prolongam pelo interior dos ossos; são os ossos pneumáticos, muito leves. Os sacos aéreos e pneumáticos aumentam a capacidade respiratória das aves e facilitam o voo, por diminuírem o peso específico do corpo.

Nos sacos aéreos não ocorrem trocas gasosas com o sangue, sendo que eles servem apenas para a ventilação, bombeando o ar para os pulmões, tanto na inspiração como na expiração. Esse contínuo fluxo de ar ajuda a dissipar o calor, principalmente durante o voo. O ar dos sacos aéreos recebe o calor da ave, e esse calor sai do corpo pela traquéia. As aves são homotérmicas e não possuem glândulas sudoríparas. Possuem siringe, órgão responsável pelo canto.


A circulação sanguínea tem um coração com quatro cavidades, é dupla, completa e necessária ao organismo, devido ao dispêndio de energia com o voo e com a endotermia. Como não há mistura do sangue venoso com o arterial, os tecidos são irrigados com sangue arterial rico em oxigênio.


Localização do coração no corpo das aves e corte esquemático desse coração.

Circulação dupla e completa das aves.

Os sexos são separados. Os machos possuem dois testículos, e algumas espécies de gansos, patos, marrecos, avestruzes e emas têm pênis. A fecundação é interna e as aves são ovíparas. As fêmeas têm um par de ovários, que produzem óvulos. O ovo possui uma casca calcária protetora que impede o ressecamento do embrião e é rico em vileta, material nutritivo que garante o desenvolvimento do embrião.




As aves não têm bexiga urinária, o que facilita o voo, pois elas ficam mais leves. Elas  têm cloaca, por onde saem o ovo, as fezes e a urina, a qual é rica em ácido úrico.


As aves controlam a temperatura do corpo (a qual fica em torno de 40 e 42 °C) produzindo, retendo ou deixando sair do corpo menos ou mais calor, fato que contribuiu para a adaptação desses animais aos mais variados tipos de habitat.

O controle da temperatura é feito pelas aves através dos sacos aéreos, da circulação completa e fechada, do isolamento térmico do corpo (camada de gordura) e da cobertura de penas. Quando é frio, as penas ficam arrepiadas, aumentando o isolamento térmico.

Classificação das aves e exemplo de cada grupo


Anseriforme - pato-do-mato.

Apodiformes - beija-flor, aves de voo rápido, capazes de voar para trás e importantes polinizadoras.

Ciconiformes - garça-azul; aves com o bico, os membros posteriores e o pescoço longos que vivem próximo à água doce.

Columbiforme - pombo.

Esfenisciforme - pinguim.

Estrigiforme - coruja-buraqueira.

Estrutioniforme - avestruz.

Falconiforme - gavião-carrapateiro.

Galiforme - pavão.

Passeriforme - canário. São os pássaros que se empoleiram (sabiá-laranjeira, bem-te-vi, sanhaço, curió, graúna, etc.).

Psitaciforme - arara-vermelha.

Reiformes - ema e filhotes; a ema é uma das maiores aves da América.




Fontes


LINHARES, Sérgio e GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje. São Paulo: Ática, 2010.

PAULINO, Wilson R. Biologia Atual, Vol. 2: Seres Vivos, Fisiologia. São Paulo: Ática, 1997.

CRUZ, Daniel. Os Seres Vivos. São Paulo: Ática, 1998.

SANTOS, Fernando S. dos, AGUILAR, João B. V. e OLIVEIRA, Maria M. A. de (org). Biologia: ensino médio, 2º ano. São Paulo: Edições SM, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.