sábado, 26 de outubro de 2013

Questões do livro de Biologia - Capítulo 23


Questões do livro “LINHARES, Sérgio e GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje. São Paulo: Ática, 2010.”


Capítulo 23


Aves


Compreendendo o texto


1. As aves não têm bexiga urinária e possuem apenas um ovário funcional, em vez de dois. Todas são ovíparas; não há aves vivíparas nem ovovivíparas. O coração das aves bate, em geral, bem mais rápido que o dos mamíferos. Por exemplo, o coração de um sabiá chega a bater 600 vezes por minuto (compare com a média dos batimentos cardíacos humanos, que é de cerca de 70 vezes por minuto). Explique por que essas características podem ser consideradas adaptações ao voo.

A ausência de bexiga urinária é uma adaptação ao voo, visto que a urina é eliminada continuamente, evitando o acúmulo de peso. A oviparidade diminui o também diminui o peso do animal, pois o ovo se desenvolve fora do corpo do animal. O batimento rápido do coração das aves também é necessária ao voo, devido ao alto grau de oxigenação exigido.

2. Pesquisando uma região para um trabalho prático de Biologia, um estudante observou que em épocas de muito frio os lagartos do lugar mostravam-se pouco ativos, ao contrário das aves. Por que as aves podem se manter ativas mesmo em climas muito frios?

Isso ocorre devido ao fato de as aves serem endotérmicas, ou seja, regulam a temperatura do seu corpo a partir de sua energia interna. Os répteis, ao contrário, são ectotérmicos, usando a energia externa para controlar sua temperatura.

3. Você já deve ter ouvido a expressão popular: “Quem nasceu primeiro, o ovo ou a  galinha?” Raciocinando de acordo com a história evolutiva dos vertebrados, tente responder a essa pergunta.

O ovo, pois as mutações que deram origem às aves ocorreram na formação do embrião.

4. Às vezes se diz que uma pessoa “come feito passarinho”, querendo dizer com isso que ela como pouco. Na realidade, proporcionalmente ao seu peso, as aves comem muito mais que os répteis, e até mais do que vários mamíferos. Por que as aves precisam comer tanto?

As aves precisam comer tanto pois há um grande gasto de energia com o voo e com a endotermia.

5. Os músculos peitorais das aves são, em geral, bastante desenvolvidos, chegando a pesar cerca de 30% do peso total da ave, em alguns casos. Só para comparar, no ser humano, os músculos peitorais representam, em média, apenas 1% do peso total. Qual pode ser a razão do grande desenvolvimento desses músculos nas aves? Explique.

Esses músculos devem ser muito desenvolvidos pois são responsáveis pelo movimento realizado pelas asas no voo.

6. De modo geral, o esqueleto das aves é muito leve em relação ao peso total do corpo. A fragata, por exemplo, ave que tem mais de dois metros de envergadura e peso superior a 2 kg, tem um esqueleto de pouco mais de 100 g – menos que o peso total de suas penas. Para as aves, qual a vantagem de ter um esqueleto tão leve?

Um esqueleto tão leve é importante para o voo.

7. Explique por que a presença de moela ou estômago mecânico é mais comum em aves que se alimentam de grãos do que em aves carnívoras. E explique também por que as aves granívoras costumam engolir pequenas pedrinhas.

A presença de moela ou estômago mecânico é mais comum em aves que se alimentam de grãos do que em aves carnívoras pois há necessidade de trituração dos grãos. Além disso, as pequenas pedrinhas engolidas por aves granívoras servem para melhor triturar os grãos.

Refletindo e concluindo


1. (Unaerp-SP) Considerando répteis e aves, o somatório dos itens que indicam características de ambas as classes de vertebrados é:

(01) ovo com casca
(02) epiderme seca
(04) ácido úrico como a principal excreta nitrogenada
(08) fecundação interna
(16) homeotermia

a) 3.
b) 7.
c) 11.
d) 15.
e) 31.

Resposta: alternativa d

2. (Unifesp) Cobras, em geral, ingerem uma grande quantidade de alimento, mas apenas de tempos em tempos. Gaviões, comparativamente, ingerem alimento em pequenas quantidades, porém diariamente e várias vezes ao dia. Conhecendo as principais características dos grupos a que esses animais pertencem, pode-se afirmar corretamente que isso ocorre porque:

a) a digestão nas cobras é mais lenta e isso fornece energia aos poucos para seu corpo. Nos gaviões, a necessidade de fornecimento maior e mais rápido de energia condicionou o comportamento de tomada mais frequente de alimento.
b) as cobras, por ingerirem as presas inteiras, demoram mais tempo digerindo pelos e penas. Os gaviões, por ingerirem as presas aos pedaços, já começam a digestão a partir do tecido muscular da presa.
c) os órgãos sensoriais das cobras são bem menos desenvolvidos que os dos gaviões. Por isso, ao conseguirem alimento, ingerem a maior quantidade possível como forma de otimizar o recurso energético.
d) sendo ectotérmicas (pecilotérmicas), as cobras possuem um período de busca de alimento restrito aos horários mais quentes do dia e, por isso, ingerem tudo o que encontram. Já os gaviões, que são endotérmicos (homeotérmicos), são ativos tanto de dia quanto à noite.
e) as escamas e placas epidérmicas do corpo das cobras dificultam sua locomoção rápida, o que influencia o comportamento de caça e tomada de alimento. Os gaviões, nesse sentido, são mais ágeis e eficientes, por isso caçam e comem mais.

Resposta: alternativa a

3. (Ufpel-RS) É comum vermos aves de ambientes aquáticos, como patos, marrecões, marrecos, biguás e cisnes, ficarem algum tempo pressionando com o bico a região caudal do uropígio. Assim, com a extremidade do bico extraem e distribuem sobre as penas uma substância oleosa produzida por um par de glândulas denominadas uropigianas. A secreção proveniente dessas glândulas exerce diversas funções no mecanismo de vida das aves.

Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que são funções dos óleos produzidos pelas glândulas uropigianas:

a) impermeabilizar as penas, dificultar o acesso de ectoparasitos e propiciar melhor deslocamento durante o voo.
b) evitar o encharcamento das penas, aumentar a perda de calor quando em atividade de voo e facilitar a transpiração.
c) estabelecer maior união entre as penas evitando a passagem de ar, facilitar a flutuação durante o nado e impedir a penetração de ectoparasitos.
d) fornecer flexibilidade e impermeabilidade às penas, por armazenar ar entre elas e diminuir o peso corpóreo.
e) facilitar a flutuação, impermeabilizar as penas e diminuir as perdas de calor corpóreo.

Resposta: alternativa e

4. (UFRN) Répteis e aves foram os primeiros grupos animais na escala filogenética a apresentar âmnio e alantoide no ovo. Por conte desse ganho evolutivo, esses animais tornaram-se capazes de:

a) desenvolver-se sem metamorfose.
b) produzir maior número de filhotes.
c) formar a cavidade celomática.
d) reproduzir-se fora da água.

Resposta: alternativa d

5. (UFJF-MG) Observe a figura abaixo:


Esses animais podem ser caracterizados, respectivamente, por apresentarem:

a) exoesqueleto quitinoso com ecdises – metamorfose – pele seca e rica em queratina – homeotermia.
b) exoesqueleto quitinoso com ecdises – homeotermia – pele seca e rica em queratina – metamorfose.
c) metamorfose – pele seca e rica em queratina – exoesqueleto quitinoso com ecdises – homeotermia.
d) metamorfose – homeotermia – exoesqueleto quitinoso com ecdises – pele seca e rica em queratina.

Resposta: alternativa a

6. (PUC-MG) As afirmativas a seguir se referem às aves:

I. Sacos aéreos e ossos pneumáticos constituem importantes adaptações das aves para o voo.
II. As penas têm origem a partir da mesoderme, sendo revestidas por uma epiderme de constituição córnea.
III. Ácido úrico compreende o tipo de excreção nitrogenada.
IV. A pele é caracteristicamente seca, aglandular, com exceção da uropigiana.

São corretas as afirmativas:

a) I, II, III e IV.
b) I, III e IV apenas.
c) I e III apenas.
d) II e IV apenas.
e) III e IV apenas.

Resposta: alternativa b

7. (UFMG) Um professor apresentou à classe o seguinte problema:
“Qual deverá ser a variação do peso de um ovo de galinha, durante o processo de desenvolvimento embrionário do pintinho, até um dia antes de seu nascimento?”
Os alunos apresentaram diferentes respostas expressas pelas curvas a seguir. Assinale a alternativa que mais se aproxima da resposta correta.


Resposta: alternativa b

8. (UEL-PR) A casca do ovo da galinha é permeável para gases, mas impermeável para a água no estado líquido. Um ovo que pesa 60 gramas começa a ser incubado. Durante os 21 dias de incubação, o embrião retira 8,6 g de oxigênio do ambiente e devolve à atmosfera 8,8 g de dióxido de carbono e 8,8 g de vapor d’água. Antes da eclosão, esse ovo deve pesar, em gramas:

a) 33,8
b) 42,6
c) 51,0
d) 60,0
e) 68,6

Resposta: alternativa c

9. (UFMG) Os animais abaixo representados são bastante diferentes na sua aparência, mas apresentam várias características comuns.


Entre essas características, não se inclui:

a) fecundação interna.
b) homeotermia.
c) oviparidade.
d) respiração pulmonar.

Resposta: alternativa b

10. (UFPR) Um estudante recebeu a incumbência de organizar uma coleção zoológica e reuniu os animais em quatro grupos.


Sobre o trabalho do estudante, é correto afirmar:

01. O estudante acertou se utilizou o critério "parasitismo" para formar o grupo I.
02. Os animais incluídos nos grupos II, III e IV são celomados.
04. O estudante acertou ao formar o grupo II, pois esses animais apresentam características específicas, não encontradas nos grupos I, III e IV.
08. Os animais do grupo III pertencem ao filo Mollusca, apesar de apresentarem conchas diferentes entre si.
16. Os animais do grupo III diferenciam-se daqueles do grupo I por apresentarem sistemas circulatório e respiratório.
32. O grupo IV foi formado erroneamente porque nem todos os animais pertencem ao filo
Chordata.
64. Os animais do grupo III são protostômios e os do grupo IV são deuterostômios.

Qual a soma das afirmativas corretas?

Soma: 02 + 04 + 08 + 16 + 64 = (94)

Questão para análise


(Udesc) Dentro da Classe Aves, temos a ordem Anseriformes, que apresenta como exemplos o pato, o ganso e o marreco, aves criadas com regularidade em quase todo o Estado de Santa Catarina.

a) Que tipo de adaptação existe nas patas dessas aves e qual sua função?

O tipo de adaptação existente na pata dessas aves são as membranas entre os dedos, que facilitam a natação.

b) Como as penas dessas aves não ficam encharcadas quando estão na água?

As penas dessas aves não ficam encharcadas quando estão na água devido à secreção oleosa produzida pela glândula uropigeana e espalhada pela ave nas penas utilizando o bico.

c) Essas aves, assim como as demais, são seres homeotérmicos. DEFINA homeotermia.

Homeotermia é a capacidade de o animal controlar a temperatura do corpo utilizando sua energia interna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.