segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Questões do livro de Biologia - Capítulo 21


Questões do livro “LINHARES, Sérgio e GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje. São Paulo: Ática, 2010.”


Capítulo 21


Anfíbios


Compreendendo o texto


1. Um estudante comparou o modo de vida de anfíbios e briófitas (musgos) e concluiu que há algumas semelhanças entre os grupos. Que semelhanças ele pode ter encontrado que justifiquem essa conclusão?

Tanto os musgos quanto os anfíbios foram os primeiros de seus respectivos reinos a saírem da água, no entanto ainda dependem dela para se reproduzir e vivem em ambientes úmidos.

2. Os anfíbios de regiões mais secas passam boa parte do tempo enterrados no solo. Justifique esse comportamento, considerando algumas das principais características corporais desses animais.

Esses animais fazem isso para manter-se úmidos, pois, apesar de possuírem pulmões, esses são rudimentares, e a respiração cutânea é indispensável para sua sobrevivência. Sua pele tem de ser, então, fina e permeável, havendo o risco de desidratação.

3. Anfíbios, ao contrário dos peixes, têm pálpebras e glândulas lacrimais. Qual é a importância dessas estruturas para esse grupo de vertebrados?

Nos peixes, não há necessidade para essas características, pois seus olhos estão em contato com a água. Já os anfíbios adultos têm pálpebras e glândulas lacrimais, o que constitui uma adaptação à vida terrestre, visto que elas os protegem e evitam o ressecamento ocular.

4. Observe os anfíbios das fotos a seguir. Que tipo de defesa contra predadores eles apresentam? Justifique suas hipóteses.
(Fotos: Fabio Colombini/Acervo do fotógrafo)

Sapo-de-chifre (Proceratophrys sp.;entre 2 e 4 cm de comprimento) no solo da mata Atlântica.

Dendrobates azureus (entre 2,5 e 6 cm de comprimento), na Amazônia.

O primeiro anfíbio apresenta camuflagem, ou seja, a pele confunde-se com o ambiente no qual se encontra, protegendo-o de predadores.
Já o segundo tem coloração de advertência; as cores vivas servem de aviso aos predadores de que eles são venenosos e têm gosto ruim.

5. Em lugares onde o inverno é muito rigoroso, algumas rãs hibernam até a primavera, enterradas em buracos feitos por elas no fundo das lagoas. Embora reduzam bastante seu metabolismo, ainda necessitam de algum oxigênio para se manterem vivas. Como elas retiram do ambiente o oxigênio de que necessitam, se seus pulmões ficam inativos?

Elas retiram do ambiente o oxigênio de que necessitam através da respiração cutânea.

Refletindo e concluindo


1. (PUC-RJ) Dentre as transformações que ocorreram nos anfíbios na sua passagem para a vida terrestre, NÃO podemos citar:

a) modificações do corpo para andar em terra firme, mantendo-se a capacidade de nadar.
b) a capacidade de pôr ovos.
c) desenvolvimento de pernas no lugar de nadadeiras.
d) modificação na pele para exposição do ar.
e) substituição de brânquias por pulmões.

Resposta: alternativa b

2. (Fuvest-SP) Qual das alternativas relaciona corretamente cada um dos animais designados pelas letras de A a D com as características indicadas pelos números de I a IV?


a) A-I; B-IV; C-II; D-III.
b) A-I; B-II; C-III; D-IV.
c) A-II; B-I; C-III; D-IV.
d) A-IV; B-III; C-I; D-II.
e) A-IV; B-I; C-III; D-II.

Resposta: alternativa e

3. (PUC-RS) As atividades humanas vêm provocando sérias alterações no meio ambiente, as quais comprometem a sobrevivência de muitos seres vivos. Os representantes da classe Amphibia, por exemplo, formam um grupo particularmente afetado pela ação conjunta da acidificação dos ambientes aquáticos (decorrente da chuva ácida) e do aumento no nível de radiação ultravioleta (resultante da destruição da camada de ozônio). Com relação às características desta classe de animais, é incorreto afirmar que:

a) são animais pecilotérmicos.
b) são vertebrados tetrápodos.
c) possuem coração com três cavidades.
d) geralmente apresentam fecundação externa.
e) possuem pele seca e impermeável.

Resposta: alternativa e

4. (Uece) Sobre a evolução dos anfíbios, assinale o correto.

a) Esses animais foram os primeiros vertebrados a sobreviver em ambientes terrestres e, para tanto, desenvolveram uma pele áspera e rígida, capaz de suportar a dessecação imposta pelo meio terrestre.
b) A presença de uma língua musculosa, rápida, pegajosa e protrátil, possibilitou a captura de presas, facilitando a sobrevivência desses animais no ambiente terrestre.
c) Os anfíbios são animais bem adaptados ao ambiente terrestre, uma vez que produzem ovos com casca, resistentes à dessecação.
d) Embora sejam animais adaptados ao ambiente terrestre, os anfíbios não possuem pálpebras, essenciais à proteção ocular, e, somente por isso, precisam estar sempre próximos de ambientes aquáticos para realizar a lubrificação dos olhos.

Resposta: alternativa b

Questões para análise


1. (FMTM-MG) Em anfíbios adultos, os pulmões são estruturas consideradas pouco eficientes, já que possuem uma superfície interna limitada, com alvéolos simples. Além disso, o mecanismo de bombeamento de ar no seu interior é precário, já que consta basicamente de movimentos de "engolir" da musculatura bucal (movimentos gulares). Responda:

a) Que estrutura assume uma importância especial nas trocas de gases em anfíbios?

A sua pele, devido à respiração cutânea.

b) Que problema essa mesma estrutura traz dificultando a sobrevivência dos anfíbios no ambiente terrestre?

A pele necessita, para a respiração cutânea, estar sempre úmida. Ela deve ser, então, fina e permeável, o que leva ao risco de desidratação no ambiente terrestre.

2. Entre as enzimas digestivas dos anfíbios está a quitinase. O que ela digere e que vantagem traz para os anfíbios?

A enzima quitinase digere a quitina, o que é uma vantagem para os anfíbios, visto que eles podem então se alimentar de insetos, cujo exoesqueleto é composto de quitina.

Exame Nacional do Ensino Médio – Enem


Em uma área observa-se o seguinte regime pluviométrico:


Os anfíbios são seres que podem ocupar tanto ambientes aquáticos quanto terrestres. Entretanto, há espécies de anfíbios que passam todo o tempo na terra ou então na água. Apesar disso, a maioria das espécies terrestres depende de água para se reproduzir e o faz quando essa existe em abundância. Os meses do ano em que, nessa área, esses anfíbios terrestres poderiam se reproduzir mais eficientemente são de:

a) setembro a dezembro.
b) novembro a fevereiro.
c) janeiro a abril.
d) março a julho.
e) maio a agosto.

Resposta: alternativa b

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.