quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Nematelmintos


Nematelmintos


Os nematelmintos são vermes de corpo cilíndrico não-segmentado, triblásticos, protostômios e pseudocelomados que têm simetria bilateral. Podem apresentar hábitos terrestres ou aquáticos e ter vida livre ou parasitária, sendo que os nematelmintos parasitas apresentam um ou mais estágios larvais.

Alguns exemplos de nematelmintos são a ascárida, o ancilóstomo necátor, o oxiúro e a filaria.

Fêmea adulta de Ascaris lumbricoides.

A locomoção ocorre por meio de musculatura rudimentar longitudinal. Pela primeira vez aparece o sistema digestório completo, com boca e ânus. A digestão é extra e intracelular, e as substâncias não absorvidas são eliminadas pelo ânus. Não há, nos nematelmintos, sangue nem sistema circulatório, e as substâncias chegam até as células através do líquido pseudocelômico. A respiração é aeróbica, e as trocas gasosas ocorrem por difusão.
Extremidade anterior de um nematoide, mostrando o sistema excretor e parte do sistema nervoso.

A reprodução sexuada é a mais comum nesse filo. Existem organismos hermafroditas, mas a maioria é dióica, ou seja, os sexos são separados.



Ascaridíase


A ascárida, mais conhecida como lombriga, causa a ascardíase, cuja transmissão ocorre pela ingestão de ovos do verme. A fêmea pode pôr mais ou menos 200.000 ovos por dia.

Esse animal possui um tubo digestivo retilíneo, que vai da boca até o ânus. Na boca há três órgãos semelhantes a dentes, que são usados para raspar a parede do intestino do hospedeiro.

Os ovos destes vermes podem resistir por vários anos, e, ao ingerirmos alimentos ou água contaminada ou ao levarmos as mãos sujas à boca, podemos contrair a doença, pois os ovos chegam ao intestino, onde liberam as larvas.

As larvas atravessam a parede do intestino e são conduzidas até os pulmões, de onde sobem pela via respiratória até a faringe, sendo novamente engolidas e voltando ao intestino, onde desenvolve a ascaridíase.

Nesta doença, as ascárides se alimentam de substâncias necessárias ao nosso organismo. Uma pessoa infestada pode ter até 400 lombrigas, as quais podem causar asfixia e distúrbios digestivos e intestinais.

A prevenção para a ascaridíase pode ser realizada através de saneamento básico, higiene pessoal, desinfecção de água e alimentos e tratamento dos doentes.

Ciclo de vida da lombriga.


Amarelão


O amarelão é causado pelo ancilóstomo. Os vermes vivem no intestino delgado, e suas larvas penetram pela pele, caem na corrente sanguínea, chegam aos pulmões e então fazem um trajeto semelhante ao da ascárida.

O necátor (que também causa amarelão) é muito parecido com o ancilóstomo, sendo mais comum no Norte e Nordeste, e o ancilóstomo no Sul.

Jeca Tatu, personagem de Monteiro Lobato que tem amarelão.

A transmissão ocorre quando um doente elimina as fezes contendo ovos no solo, e nascem as larvas, com as quais pessoas descalças podem se contaminar. A doença também pode ser adquirida através da ingestão de água e de alimentos com larvas.

O ancilóstomo – que se alimenta de sangue – possui dentes que perfuram as paredes do intestino e produz certas substâncias que impedem a coagulação do sangue, ocasionando hemorragia interna. A pessoa infectada fica anêmica, com a pele amarelada, (razão pela qual a doença é popularmente chamada de amarelão), perde o apetite e tem dores abdominais, entre outros sintomas.

A prevenção pode ser realizada mediante saneamento básico, higiene pessoal, evitar andar descalço e tratamento dos doentes.

Ciclo de vida do Ancylostoma duodenale, um dos causadores do amarelão.


Oxiuríase



O oxiúro é um verme é fino e branco, que se instala no intestino grosso, causando a oxiuríase.

É comum a autoinfestação devido à falta de higiene, quando se coça a região anal e se leva as mãos à boca. A contaminação também pode ocorrer colocando as mãos na boca após o contanto com roupas contaminadas com larvas e por alimentos e água contaminada.

A prevenção pode ser feita através do saneamento básico, da higiene e do tratamento dos doentes.

Ciclo de vida do Enterobius vermicularis (oxiúros).



Filariose


Os vermes adultos causadores da filariose habitam o interior dos vasos linfáticos humanos e acabam os entupindo, fazendo com que a linfa se acumule e deixando o órgão ou região do corpo afetada – que pode ser a perna, as mamas ou o escroto – inchado, sendo a doença por isso também conhecida como elefantíase.

A doença é transmitida pela picada de vários tipos de mosquito contaminados. No interior do inseto após sugar um indivíduo doente, sucedem-se estágios larvais do verme, e pela picada do inseto no ser humano vai se originar a forma adulta desses vermes.

A prevenção pode ser feita através do combate do mosquito e do tratamento dos doentes.




Bicho-geográfico


Lesões causadas pela migração do bicho-geográfico.
O bicho geográfico é um verme que parasita o intestino de cães e gatos e que pode penetrar na pele humana.

Ele é comum em areias onde os cães e gatos depositam seus excrementos que podem ter larvas. A larva penetra no homem e começa se alimentar dos tecidos sob a pele, provocando uma coceira intensa e formando um caminho à medida que vai andando em nosso corpo. É importante para se prevenir evitar ter contato com areia que pode estar contaminada.









Fontes


LINHARES, Sérgio e GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje. São Paulo: Ática, 2010.

PAULINO, Wilson R. Biologia Atual, Vol. 2: Seres Vivos, Fisiologia. São Paulo: Ática, 1997.

CRUZ, Daniel. Os Seres Vivos. São Paulo: Ática, 1998.

SANTOS, Fernando S. dos, AGUILAR, João B. V. e OLIVEIRA, Maria M. A. de (org). Biologia: ensino médio, 2º ano. São Paulo: Edições SM, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.