segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Questões do livro de Biologia - Capítulo 20


Questões do livro “LINHARES, Sérgio e GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje. São Paulo: Ática, 2010.”


Capítulo 20


Peixes


Compreendendo o texto


1. Neste capítulo, você aprendeu, entre outras coisas que: vertebrados têm um crânio; alguns peixes apresentam esqueleto cartilaginoso e outros, ósseo; há peixes com nadadeiras raiadas e outros com nadadeiras musculosas. Com base nessas informações e no cladograma simplificado a seguir, responda:


a) Qual o grupo mais aparentado evolutivamente com os ágnatos?

O grupo dos condrictes.

b) Estabeleça a correspondência correta entre as letras que aparecem no cladograma e as seguintes características:
• maxilas
• presença de bexiga natatória ou de pulmão
• crânio
• nadadeiras musculosas

• maxilas: letra B.
• presença de bexiga natatória ou de pulmão: letra C.
• crânio: letra A.
• nadadeiras musculosas: letra D.

c) Qual a função da bexiga natatória?

A bexiga natatória tem função hidrostática, promovendo o ajustamento da densidade do animal, aumentando ou reduzindo seu volume de modo a respectivamente fazer o peixe subir ou descer.

d) Que grupos do esquema correspondem aos osteíctes?

Os grupos dos actinopterígeos e dos dipnóicos.

e) Quais os representantes atuais dos ágnatos? E dos condrictes?

Os representantes atuais dos ágnatos são as lampreias e feiticeiras, e dos condrictes, os tubarões, raias e quimeras.

2. Observando com atenção a morfologia externa de um peixe ósseo um estudante identificou uma série de adaptações que tornam mais eficiente o deslocamento desses animais no ambiente em que vivem. Quais podem ter sido as adaptações observadas? Explique.

As adaptações observadas podem ter sido a forma alongada e hidrodinâmica da maioria dos peixes, que diminui a resistência da água, facilitando o movimento, e as nadadeiras, que em conjunto são responsáveis pelo impulso, velocidade, estabilidade, equilíbrio e movimentos precisos.

3. Peixes com fecundação externa produzem, em geral, um maior número de gametas do que peixes com fecundação interna. Com base no que você já aprendeu sobre adaptações das espécies ao ambiente, explique a provável causa dessa diferença entre os dois grupos.

A provável causa da diferença entre esses dois grupos é o fato de que, na fecundação externa, muitos gametas se perdem na água, sem que haja o encontro entre óvulo e espermatozoide, ao contrário do que ocorre na fecundação interna, a qual assegura o encontro entre óvulos e espermatozoides.

4. Um estudante afirmou que, se taparmos as narinas dos peixes, eles deixam de respirar e morrem. Você concorda com isso? Justifique sua resposta.

Não, pois os peixes respiram através das brânquias ou inspirando o ar pela boca.

Refletindo e concluindo


1. (UFPE) Os tubarões são animais condrictes que pertencem ao grupo Elasmobranchii. Todas as características abaixo são observadas em tubarões, exceto:

a) boca em posição ventral.
b) olfato muito desenvolvido.
c) narinas terminando em fundo cego, sem comunicação com a faringe.
d) presença de bexiga natatória.
e) apresentação de dimorfismo sexual.

Resposta: alternativa d

2. (PUC-MG) A temperatura corporal de alguns animais está fortemente relacionada à temperatura do ambiente. Pense em um peixe num tanque à temperatura ambiente. À medida que a temperatura do tanque pode se alterar, desde 4 ºC no meio do inverno até 24 ºC no meio do verão, a temperatura corporal do peixe:

a) não varia, pois os peixes são endotérmicos.
b) sofre alterações influenciadas pelo meio.
c) é controlada pelo sistema cardiovascular.
d) oscila de maneira oposta ao meio, regulada pelas brânquias.

Resposta: alternativa b

3. (UFJF-MG) A respeito dos peixes, será correto afirmar que:

a) a sua larva denomina-se, primeiramente, girino e, posteriormente, alevino.
b) neles, a medula raquiana ou espinhal forma-se a partir da notocorda.
c) todas as espécies são dotadas de brânquias.
d) nas espécies ditas pulmonadas, a bexiga natatória exerce a função de pulmão, sendo o único órgão respiratório desses animais.
e) existem espécies de reprodução sexuada e espécies de reprodução assexuada.

Resposta: alternativa c

4. (Uerj) Observe os animais marinhos representados abaixo:


Os animais classificados como peixes ósseos são os de números:

a) 1, 3 e 5.
b) 1, 2 e 4.
c) 2, 3 e 4.
d) 2, 4 e 5.

Resposta: alternativa b

5. (Ufscar-SP) Assinale a alternativa que associa corretamente os números às estruturas por eles indicadas no esquema abaixo:


a) 1 - opérculo; 4 - nadadeira caudal.
b) 4 - nadadeira anal; 5 - linha lateral.
c) 5 - linha lateral; 2 - nadadeira pélvica.
d) 3 - nadadeira pélvica; 2 - nadadeira dorsal.
e) 4 - nadadeira pélvica; 1 - linha lateral.

Resposta: alternativa b

6. (UFPR) Com relação aos conhecimentos de Zoologia, é correto afirmar:

01. Os anelídeos são animais com metameria evidente e dotados de celoma.
02. Nos insetos, o processo de metamorfose pode dar-se de duas maneiras: incompleta, que compreende as fases de ovo, ninfa e adulto; e completa, que compreende as fases de ovo, larva, pupa e adulto.
04. Os quilópodes ou centopeias são animais terrestres com cabeça e tronco longo. Na cabeça apresentam um par de antenas e um par de olhos simples, e no tronco apresentam segmentos com um par de apêndices em cada um deles.
08. A metagênese ou alternância de gerações é uma forma de reprodução que intercala fases sexuadas com fases assexuadas, sendo muito comum entre os animais do filo Cnidaria (ou Coelenterata).
16. Os polvos e as lulas, moluscos da classe Cephalopoda, são animais exclusivamente marinhos, que possuem uma glândula produtora de tinta escura, que pode ser usada quando o animal se encontra em perigo, pois essa tinta, turvando a água, prejudica a visão e o olfato de eventuais predadores.
32. Nos peixes cartilaginosos e nos ósseos existe um saco armazenador de gases, com posição dorsal, chamado bexiga natatória, que tem função respiratória.

Qual a soma das respostas corretas?

Soma: 01+ 02 + 04 + 08 + 16 = (31)

Questões para análise


1. (Unirio-RJ) Os peixes ósseos apresentam uma estrutura conhecida como bexiga natatória, responsável pelo equilíbrio hidrostático do animal. O ajuste da profundidade é feito através do aumento ou redução de volume do referido órgão, controlando assim a flutuabilidade. Entretanto, os tubarões, como o de Cananeia, com 3500 Kg, são peixes cartilaginosos e não possuem bexiga natatória. A tabela a seguir mostra o resultado das pesagens de várias partes de seu corpo.

(Adaptado de: www.cananeia.net/tubarao.php)

Descreva duas características anatômicas dos tubarões que contribuem para diminuir sua densidade e melhorar sua flutuabilidade.

O fígado acumula muito óleo, menos denso que a água, o que diminui a densidade do animal, facilitando a flutuação. Além disso, o esqueleto cartilaginoso é extremamente leve.

2. (Vunesp) “Cientistas ingleses disseram ter descoberto os restos de um dos primeiros tubarões. Os fósseis encontrados datam de 25 milhões de anos antes do que se acreditava. A impressão, a partir dos achados, é que os tubarões dessa época não tinham mandíbulas." (O Estado de S. Paulo, 17/2/1998. p. A-12.)

a) Qual é o grupo de vertebrados que não possuía mandíbulas e que, provavelmente, antecedeu aos peixes? Cite um exemplo de animal desse grupo.

O grupo dos ciclostomados, sendo um exemplo a lampreia.

b) Qual a grande vantagem da aquisição de mandíbula pelos peixes?

A aquisição de mandíbulas facilitou a vida livre, pois, enquanto os ciclostomados são parasitas, peixes com mandíbulas podem abocanhar suas presas, tendo maiores chances de sobrevivência no ambiente aquático.

3. (Unicamp-SP) Os vertebrados apresentam apenas endoesqueleto, enquanto os invertebrados podem apresentar exoesqueleto ou endoesqueleto.

a) Dê um exemplo de invertebrado com endoesqueleto e outro com exoesqueleto. Indique em cada caso a função e o principal componente químico do esqueleto.

A formiga é um invertebrado com exoesqueleto de quitina, enquanto a estrela-do-mar é um invertebrado com endoesqueleto calcário.

b) Que grupo de vertebrados possui esqueleto inteiramente cartilaginoso?

Os grupo dos condrictes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.