sábado, 26 de outubro de 2013

Questões do livro de Biologia - Capítulo 24


Questões do livro “LINHARES, Sérgio e GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje. São Paulo: Ática, 2010.”


Capítulo 24


Mamíferos


Compreendendo o texto


1. Ao estudar as aves e os mamíferos, um estudante disse que uma das diferenças entre os dois grupos é que, enquanto todas as aves são ovíparas, os mamíferos são todos vivíparos. Ele está correto em suas afirmações? Explique.

Não, pois os monotremados, entre eles o ornitorrinco e o equidna, põem ovos com casca e gema.

2. Embora adaptados ao ambiente aquático, mamíferos como a baleia e o golfinho não podem ficar o tempo todo submersos; periodicamente, esses animais precisam subir até a superfície da água. Explique por que isso acontece.

Isso acontece porque eles respiram através de pulmões, não havendo brânquias (exceto nos embriões) e sendo possível respirar apenas o ar atmosférico.

3. Cientistas calculam que, em temperatura ambiente de 20º C, uma pessoa em repouso gasta cerca de 1300 a 1880 quilocalorias por dia (a quilocaloria é uma medida da quantidade de calor, que, nesse caso, dá uma ideia do gasto de energia da pessoa). Nas mesmas condições, um crocodilo, com o mesmo peso, gasta 60 quilocalorias. Explique essa diferença no consumo de energia.

O crocodilo é ectotérmico, controlando sua temperatura a partir da energia externa, enquanto a pessoa é endotérmica, gastando sua energia interna para manter a temperatura corpórea.

4. Sem ter feito uma observação direta da dentição dos animais, um estudante disse que os dentes de uma onça certamente são diferentes dos de um boi. Por que ele pode afirmar isso com tanta certeza?

Ele pode afirmar isso pois a onça precisa desfiar e rasgar a presa, enquanto o boi é herbívoro e rumina o alimento.

5. A figura a seguir é um cladograma simplificado de alguns grupos de vertebrados. Em seu caderno, associe as letras da figura com os seguintes termos: esqueleto ósseo, âmnio, pernas, penas, coração com 4 cavidades, pelos, crânio, maxilas.


A – crânio.
B – maxilas.
C – esqueleto ósseo.
D – pernas.
E – âmnio.
F – coração com quatro cavidades.
G – pelos.
H – penas.

Refletindo e concluindo


1. (UFMG) Analise esta figura, em que está representada a provável filogenia dos vertebrados:


A partir dessa análise, é correto afirmar que o ancestral desses quatro grupos apresentava:

a) membros locomotores e pulmões.
b) coração com quatro cavidades e brânquias.
c) pelos no corpo e glândulas mamárias.
d) homeotermia e placenta.

Resposta: alternativa a

2. (Vunesp) Mamíferos aquáticos, como os cetáceos, possuem um espesso revestimento de tecido adiposo com importante função para:

a) facilitar a flutuação.
b) proteção contra predadores.
c) evitar perda de calor.
d) evitar perda de água.
e) moldar o corpo, tornando-o mais hidrodinâmico.

Resposta: alternativa c

3. (UFMG) Sob condições padrão de temperatura ambiental de 20ºC, um camundongo consome 1,5 mL de O2 por grama de peso corporal por hora para a manutenção de seu metabolismo basal, enquanto um homem adulto consome 0,2 mL/g por hora. Essa diferença se deve ao fato de a relação superfície/volume do corpo de um animal ser tanto maior quanto menor for seu tamanho. Com base no texto acima e em seus conhecimentos sobre o assunto, é incorreto afirmar que:

a) os camundongos possuem maior metabolismo basal que o metabolismo basal humano.
b) nas mesmas condições, o animal que possui maior metabolismo basal normalmente apresenta maior perda de calor para o meio.
c) uma perereca, com a mesma massa do camundongo, apresentará o mesmo metabolismo basal.
d) variando-se a temperatura ambiental, pode haver variação no consumo de O2.

Resposta: alternativa c

4. (UEL-PR) O gráfico a seguir mostra o consumo de oxigênio de certos animais em função da temperatura ambiente.


Exemplos de animais que apresentam curvas como a do gráfico são:

a) cavalo, sapo e papagaio.
b) baleia, onça e pintassilgo.
c) sapo, rã e tartaruga.
d) jacaré, pardal e anta.
e) cachorro, cascavel e canário.

Resposta: alternativa c

5. (Fuvest-SP) Cada uma das curvas do gráfico abaixo mostra a correlação entre a temperatura corporal de um vertebrado (A ou B) e a temperatura do ambiente.


Os animais A e B podem ser, respectivamente:

a) coelho e lagarto.
b) pombo e cavalo.
c) sapo e jacaré.
d) lagartixa e gato.
e) tartaruga e galinha.

Resposta: alternativa a

6. (UFRGS-RS) Leia o texto abaixo.
“Pouca gente se dá conta de que o litoral sul do Brasil, em especial Santa Catarina, é uma das áreas mais importantes em todo o planeta para a reprodução das baleias. É aqui que a baleia-franca, um gigante pacífico e ameaçado de extinção, vem ter seus filhotes e amamentá-los, de maio a outubro (com maior número de avistagens de baleias com filhotes em agosto/setembro)." (Folheto do Projeto Baleia-franca, IWC/Brasil, WDCS, Florianópolis, SC)

Considere os itens abaixo que apresentam possíveis características do grupo a que pertencem os animais acima citados:

I. respiração pulmonar
II. pecilotermia
III. fecundação interna
IV. ausência de diafragma

Quais estão corretas?

a) Apenas I e II.
b) Apenas I e III.
c) Apenas II e III.
d) Apenas II e IV.
e) Apenas I, II e IV.

Resposta: alternativa b

7. (UFMA) Osteichthyes, Amphibia, Reptilia (ofídio), Aves e Mammalia podem ser identificados, respectivamente, pelas seguintes características:

a) respiração branquial; metamorfose; ausência de pernas; homeotérmicos; presença de pelos e glândulas mamárias.
b) respiração cutânea; metamorfose; ausência de pernas; homeotérmicos; presença de pelos e glândulas mamárias.
c) respiração branquial; metamorfose; ausência de pernas; pecilotérmicos; presença de pelos e glândulas mamárias.
d) respiração cutânea; metamorfose; homeotérmicos; presença de pelos e glândulas mamárias; ausência de pernas.
e) respiração branquial; desenvolvimento direto; pseudópodes; pecilotérmicos; presença de pelos e glândulas mamárias.

Resposta: alternativa a

8. (UFMG) Este gráfico refere-se à taxa metabólica de cinco animais de diferentes pesos corporais em um determinado intervalo de tempo.


Com base no gráfico e em seus conhecimentos, é correto afirmar que:

a) a digestão é mais eficiente no cavalo do que no coelho.
b) a taxa de consumo de oxigênio é maior no coelho do que no rato.
c) a taxa metabólica depende da relação entre a superfície e o volume corpóreo.
d) a taxa metabólica é diretamente proporcional ao peso corporal.

Resposta: alternativa c

Questões para análise


1. (UFRJ) As duas curvas do gráfico a seguir representam  um experimento relacionando a taxa metabólica de dois animais de espécies diferentes (animal A e animal
B) com a temperatura ambiente. A taxa metabólica foi determinada pelo consumo de oxigênio. Qual das curvas (A ou B) pode ser associada ao animal endotérmico e qual corresponde ao animal ectotérmico? Justifique suas respostas.



O animal A é ectotérmico, visto que, quanto maior a temperatura ambiente, maior sua taxa metabólica. Já a curva B representa um animal endotérmico, pois ele utiliza sua energia interna para regular sua temperatura; logo, quanto menor a temperatura, maior sua taxa metabólica para poder obter energia suficiente para o aumento da temperatura corpórea.

2. (Unicamp-SP) Em relação ao peixe-boi, o padre Fernão Cardim escreveu por volta de 1625: "[...] este peixe é nestas partes real, o estimado sobre todos os demais peixes [...] tem carne toda de fibra, como a de vaca [...] e também tem toucinho [...] sua cabeça é toda de boi com couro e cabelos, [...] olhos e língua [...]". Nesse trecho, identifique a única palavra que permite reconhecer, sem dúvida, o peixe-boi como sendo um mamífero.

A palavra que permite reconhecer o peixe-boi como sendo sem dúvida um mamífero é “cabelos”.

3. (Ufop-MG) Em um laboratório de Fisiologia, um sapo e um rato são mantidos em caixas separadas a uma temperatura de 2º C. Um deles praticamente não consumiu nenhum alimento, enquanto o outro se alimentou todo o tempo. Identifique cada um deles, justificando sua resposta.

O rato comeu o tempo todo pois é um animal endotérmico e, logo, controla sua temperatura a partir da sua energia interna. Já o sapo é ectotérmico, e em temperaturas mais baixas sua taxa metabólica é reduzida, chegando a hibernar em temperaturas muito baixas.

4. (Unicamp-SP) A figura a seguir representa uma árvore filogenética do Filo Chordata. Cada retângulo entre os ramos representa o surgimento de novidades evolutivas compartilhadas por todos os grupos dos ramos acima dele.

a) O retângulo I indica, portanto, que todos os cordados apresentam caracteres em comum. Cite 2 destes caracteres.

Notocorda e sistema nervoso dorsal.

b) Cite uma novidade evolutiva que ocorreu no retângulo II e uma que ocorreu no retângulo III. Explique por que cada uma delas foi importante para a irradiação dos cordados.

Uma novidade evolutiva que ocorreu no retângulo II foram as pernas, importantes para a locomoção no ambiente terrestre. No retângulo III, surgiu a independência em relação à água para a reprodução, o que permitiu que eles pudessem viver fora da água, se afastando relativamente dela e colonizando a terra.

5. (UFJF-MG) A figura abaixo, um cladograma, ilustra uma hipótese simplificada sobre as prováveis relações evolutivas entre os cordados. Os números representam características compartilhadas pelos grupos animais localizados acima desses números e representados por um de seus integrantes. Como exemplo, o número 1 representa a notocorda, que é compartilhada por todos os grupos.


a) No seu caderno, complete o quadro abaixo indicando, para cada característica apresentada, o número correspondente à sua posição na figura e cite o(s) grupo(s) que a apresenta(m).


b) A existência de um ovo amniótico é uma característica compartilhada por muitas espécies de cordados. Identifique os grupos animais que compartilham essa característica e explique a importância do seu surgimento.

Os grupos de animais que apresentam essa característica são os répteis, aves e mamíferos. Isso foi importante pois facilitou o desenvolvimento do embrião e tornou a reprodução independente da água, permitindo que esses animais colonizassem o ambiente terrestre.

c) A presença de glândulas é comum em diversos grupos animais. Informe a função das glândulas apresentadas abaixo.

• glândula uropigiana das aves
• glândulas mucosas nos peixes
• glândulas mucosas nos anfíbios

• glândula uropigiana das aves: a função dessa glândula é produzir uma secreção que é espalhada pela ave nas penas com o bico e que serve para isolamento térmico, e no caso das aves que nadam, para a flutuação.

• glândulas mucosas nos peixes: essas glândulas secretam uma substância viscosa que diminui o atrito da água com o corpo dos peixes, facilitando o nado.

• glândulas mucosas nos anfíbios: essas glândulas deixam a pele dos anfíbios úmida, o que é importante para a respiração cutânea realizada por esses animais.

6. (Unicamp-SP) O ornitorrinco vive perto da água e nela se locomove utilizando as membranas existentes entre seus dedos. Seus filhotes se desenvolvem em ovos que são chocados fora do corpo materno e se alimentam lambendo uma secreção láctea que escorre nos pelos do ventre da mãe. A boca do ornitorrinco é dotada de um bico achatado com o qual ele pega o alimento no lodo do fundo do rio.

a) A que classe pertence o ornitorrinco?

O ornitorrinco pertence à classe dos mamíferos.

b) Cite duas características mencionadas no texto que justifiquem essa classificação.

Duas características que permitem de tal forma classificá-los são a presença de pelos e de uma secreção láctea que alimenta os filhotes.

c) Uma das características citadas no texto ocorre tanto no ornitorrinco quanto nos indivíduos da classe que lhe deu origem. Que classe é essa e qual a característica comum?

Essa classe é a dos répteis, e a característica que eles possuem em comum com o ornitorrinco é a postura de ovos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.