sábado, 5 de outubro de 2013

Questões do livro de Biologia - Capítulo 13


Questões do livro “LINHARES, Sérgio e GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje. São Paulo: Ática, 2010.”



Capítulo 13



Platelmintos


Compreendendo o texto


1. Reveja a figura 13.2: observe que o tubo digestório da planária possui muitas ramificações, estendendo-se por praticamente todo o corpo do animal. Estabeleça uma relação entre esse fato e a ausência de sistema circulatório nesses animais.

Tubo digestório da planária; a faringe pode ser estendida para fora da boca para ingerir alimento. Na foto da planária o tubo digestório aparece em preto. (Ingeborg Asbach/Arquivo da editora)

Como não há sistema circulatório, não seria possível transportar os nutrientes obtidos com a digestão para todas as partes do corpo se o sistema digestório não fosse ramificado por todo o corpo do animal. Esta característica é, logo, importante para os platelmintos.

2. Na “cabeça” de uma tênia não há órgãos sensoriais (ocelos, por exemplo) nem boca, há apenas órgãos de fixação. Já na “cabeça” das planárias há órgãos capazes de perceber a luz e de detectar substâncias químicas do ambiente.

a) Explique essas diferenças em função do modo de vida dos dois exemplos de vermes achatados.

Visto que a tênia vive no interior do organismo de outros seres, não há necessidade de identificar a luz, e sim de poder se fixar no hospedeiro. Já a planária tem vida livre, e é logo importante perceber a luminosidade e as substâncias químicas presentes no meio em que estão.

b) No caso da planária, qual a vantagem da localização dos órgãos dos sentidos e de gânglios cerebrais na região anterior do corpo?

Devido à simetria bilateral, as planárias têm uma direção preferencial para o deslocamento, e dessa forma a parte da planária que primeiro entra em contato com o meio desconhecido que está à frente dela é a região anterior, e por isso é importante que os órgãos dos sentidos e de gânglios cerebrais se localizem nessa região, para receber os estímulos ambientais e localizar presas.

3. Apesar de poderem atingir vários metros de comprimento, as tênias não possuem sistema circulatório nem sistema digestório. Explique por que a falta de tais sistemas não é um problema para esses animais.

A falta de tais sistemas não é um problema para esses animais pois as tênias absorvem por difusão o alimento já digerido pelo intestino do hospedeiro.

4. Nas fezes de uma pessoa com teníase pode haver até 700 mil ovos por dia, porque cada proglote madura da tênia contém em torno de 80 mil ovos. Uma fêmea de esquistossomo é mais modesta, mas, ainda assim, produz cerca de 400 ovos por dia, que saem com as fezes do hospedeiro. Pense no ciclo vital dos dois parasitas e explique por que a produção de uma grande quantidade de ovos é importante para a sobrevivência dessas espécies.

A produção de uma grande quantidade de ovos é importante para a sobrevivência dessas espécies, pois para a manutenção do seu ciclo elas precisam encontrar um hospedeiro, no caso da tênia, o homem, porco ou boi, e, no caso, do esquistossomo, os caramujos planorbídeos, o que seria em muito dificultado se a quantidade de ovos não fosse grande.

5. Durante a apresentação de um trabalho, um estudante afirmou que a carne de porco malcozida pode transmitir cisticercose e teníase. Você concorda com ele? Justifique sua resposta.

Não, pois a carne malcozida não pode transmitir cisticercose, visto que os cisticercos que podem estar presentes na carne do porco transmitem apenas a teníase, não havendo a princípio como ela conter ovos, que transmitiriam a cisticercose ao ser humano.

6. Em alguns locais do Brasil, onde as pessoas tomam banho ou nadam em lagoas ou açudes, costuma-se dizer: “Se nadou e depois coçou, é porque pegou”. Explique a que doença essa expressão se refere e justifique sua resposta.

A expressão se refere à esquistossomose, pois esta doença é transmitida ao nadar em água doce que estiver contaminada pela penetração das cercárias na pele, o que causa coceira.

Refletindo e concluindo


1. (UFG-GO) A incidência de verminoses em geral pode ser reduzida por meio de medidas de saneamento e de orientação às populações carentes, no sentido de evitar o lançamento de seus dejetos diretamente no solo ou nos cursos d’água. No entanto, a eficiência dos métodos de prevenção depende do conhecimento de particularidades no ciclo de cada parasita para que o bloqueio ocorra antes do desenvolvimento de formas infectantes para o homem. No caso da esquistossomose, constitui medida profilática importante:

a) a drenagem de reservatórios de água e a aplicação de substâncias químicas, para evitar o desenvolvimento de cercárias no hospedeiro.
b) a ingestão de alimentos higienizados e bem cozidos, para evitar a contaminação por proglotes, que se alojam no intestino delgado do hospedeiro.
c) os bons hábitos de higiene pessoal, reduzindo a possibilidade de contaminação por embrião hexacanto, que pode alojar-se no músculo do hospedeiro.
d) a ingestão de água tratada, para evitar o desenvolvimento de larvas capazes de migrarem para diversos órgãos, como pulmões, traqueia e faringe.
e) a utilização de calçados, para evitar o desenvolvimento de larvas no intestino delgado do hospedeiro, que podem provocar hemorragias.

Resposta: alternativa a

2. (Ufes) Para não se contrair doenças como cisticercose e teníase, deve-se evitar, respectivamente:

a) comer verduras mal-lavadas e comer carne bovina ou suína malpassada.
b) comer carne bovina ou suína malpassada e nadar em lagoas desconhecidas.
c) comer carne com cisticerco e comer carne bovina ou suína malpassada.
d) nadar em lagoas desconhecidas e andar descalço.
e) andar descalço e comer verduras mal-lavadas.

Resposta: alternativa a

3. (Fuvest-SP) Uma criança foi internada em um hospital com convulsões e problemas neurológicos. Após vários exames, foi diagnosticada cisticercose cerebral. A mãe da criança iniciou, então, um processo contra o açougue do qual comprava carne todos os dias, alegando que este lhe forneceu carne contaminada com o verme causador da cisticercose. A acusação contra o açougue:

a) não tem fundamento, pois a cisticercose é transmitida pela ingestão de ovos de tênia eliminados nas fezes dos hospedeiros.
b) não tem fundamento, pois a cisticercose não é transmitida pelo consumo de carne, mas, sim, pela picada de mosquitos vetores.
c) não tem fundamento, pois a cisticercose é contraída quando a criança nada em lagoas onde vivem caramujos hospedeiros do verme.
d) tem fundamento, pois a cisticercose é transmitida pelo consumo de carne contaminada por larvas encistadas, os cisticercos.
e) tem fundamento, pois a cisticercose é transmitida pelo consumo dos ovos da tênia, os cisticercos, que ficam alojados na carne do animal hospedeiro.

Resposta: alternativa a

4. (PUC-PR) Os cuidados a serem tomados para prevenção da malária e da esquistossomose são, respectivamente:

a) eliminar focos de mosquitos e combater os caramujos transmissores.
b) tratar os doentes com quinino e não andar descalço.
c) evitar banhar-se em lagoas e melhorar as condições de moradia.
d) destinar adequadamente as fezes humanas e cozinhar bem as carnes.
e) não comer verduras e frutas mal-lavadas e tomar água tratada.

Resposta: alternativa a

5. (UFSC) No que concerne ao filo Platyhelminthes, enumere as proposições corretas:

01. São vermes achatados dorsoventralmente, acelomados, bilaterais e todos parasitas.
02. Helmintos isentos de celoma, com o corpo achatado, de simetria bilateral, com espécies livres e parasitas.
04. Vermes achatados, providos de cílios na epiderme, acelomados, bilaterais e com tubo digestivo completo.
08. Animais bilaterais, triploblásticos, isentos de celoma, isentos de ânus, alguns representantes sem tubo digestivo; com espécies que vivem livremente no meio aquático e outras parasitas.
16. Helmintos achatados dorsoventralmente, providos de pseudoceloma e tubo digestivo completo, com boca, intestino e ânus.

Dê como resposta a soma dos números associados às alternativas corretas.

Resposta: 2 + 8 = (10).

6. (PUC-MG) O Schistosoma mansoni provoca no homem a esquistossomose ou barriga-d’água (ascite), muito comum no Brasil. Esse trematódeo parasita as veias do intestino, afetando também o fígado e vias urinárias. É correto afirmar sobre a esquistossomose:

a) O exame de fezes pode indicar a presença do parasita nos seres humanos.
b) O vetor da doença na transmissão humana é um invertebrado.
c) O cuidado com a alimentação, especialmente com verduras, evita o risco de contaminação.
d) A transfusão sangüínea favorece a dispersão da doença em grande escala.

Resposta: alternativa a

7. (UFMG) Observe as figuras que se referem ao ciclo da esquistossomose mansônica.


Em relação às figuras, é correto afirmar que:

a) a infecção ocorre em 1 pelas formas 3, 4 e 5.
b) a meiose ocorre da fase 3 para a fase 4.
c) a passagem do indivíduo 5 pelo indivíduo 6 é necessária para que ele dê origem a 4.
d) o indivíduo indicado por 6 é o hospedeiro definitivo do parasita.
e) os indivíduos indicados em 2 localizam-se no sistema porta-hepático de 1.

Resposta: alternativa e

8. (Ufscar-SP) Uma pessoa vegetariana estrita e que nunca teve contato com água onde vivem caramujos foi diagnosticada como portadora de larvas de tênia encistadas em seu cérebro. Isso é:

a) possível, pois se pode adquirir esse parasita pela ingestão de seus ovos e, nesse caso, as larvas originam cisticercos no cérebro.
b) possível, pois as larvas infectantes desse parasita desenvolvem-se no solo e penetram ativamente através da pele.
c) possível, pois esse parasita é transmitido por insetos portadores de larvas infectantes.
d) pouco provável, pois só se adquire esse parasita pela ingestão de carne contendo larvas encistadas (cisticercos).
e) pouco provável, pois as larvas infectantes desse parasita desenvolvem-se em caramujos aquáticos.

Resposta: alternativa a

9. (UEL-PR) O esquema abaixo representa o ciclo de vida do esquistossomo. O esquistossomo pode ser encontrado na água sob as formas I, II e III, que são, respectivamente:


a) miracídio, cercária e ovo.
b) ovo, cercária e miracídio.
c) cercária, miracídio e ovo.
d) ovo, miracídio e cercária.
e) miracídio, ovo e cercária.

Resposta: alternativa d

10. (Fuvest-SP) Impedir que as larvas penetrem na pele, que os ovos caiam na água e destruir os caramujos são maneiras de controlar a transmissão da:

a) malária.
b) doença de Chagas.
c) esquistossomose.
d) febre amarela.
e) cisticercose.

Resposta: alternativa c

Questões para análise


1. (UFRRJ) Em um estudo sobre variabilidade genética, um pesquisador utilizou como modelo de estudo para as suas análises a Taenia solium e o Schistosoma mansoni. Indique em qual dos modelos de estudo utilizados foi observada uma maior variabilidade genética. Justifique a razão desse resultado pelo pesquisador.

Foi observada uma maior variabilidade genética no Schistosoma mansoni, pois, na sua reprodução sexuada, há cruzamento entre os genes de dois indivíduos, enquanto na reprodução da Taenia solium ocorre autofecundação, e logo está envolvido o código gentético de apenas um ser.

2. (Unifesp) Agentes de saúde pretendem fornecer um curso para moradores em áreas com alta ocorrência de tênias (Taenia solium) e esquistossomose (Schistosoma mansoni). A ideia é prevenir a população das doenças causadas por esses organismos.

a) Em qual das duas situações é necessário alertar a população para o perigo do contágio direto, pessoa a pessoa? Justifique.

Na primeira situação, visto que a contaminação por cisticercose pode ocorrer através de contato direto, pessoa a pessoa, se alguém estiver com as mãos ou alguma outra parte do corpo contaminados com ovos eliminados pelas fezes, e outra pessoa entrar em contato com esses ovos e ingeri-los. Adquirir esquistossomose por contato direto é, no entanto, impossível, pois o ciclo de vida do verme inclui o caramujo como hospedeiro intermediário.

b) Cite duas medidas – uma para cada doença – que dependem de infraestrutura criada pelo poder público para preveni-las.

Podem ser citadas como medidas preventivas para a teníase e cisticercose o saneamento básico e inspeção da carne de porco para certificar-se que ela não contenha cisticercose. Já no caso da esquistossomose, são importantes para sua prevenção o saneamento básico e o combate aos caramujos planorbídeos (como os do gênero Biomphalaria), que são hospedeiros intermediários da doença.

3. (Ufal) Em um churrasco, ouviu-se o seguinte comentário: “Não vou comer carne de porco mal-passada, pois não quero me arriscar a ter cisticercose”. A cisticercose é uma doença provocada pela Taenia solium quando se instala em tecidos do corpo humano. Com base no ciclo da Taenia solium, o comentário é válido? Justifique sua resposta.


O comentário não é válido, pois a cisticercose é transmitida pelos ovos de tênia, que em circunstâncias normais não poderiam estar presentes na carne de porco. Esta pode, no entanto, caso contaminada com cisticercos, transmitir a teníase.

4. (UFMG) Observe a figura:


No ciclo evolutivo da Taenia solium, as setas com a linha contínua estão corretas e uma das setas com linha tracejada está errada.

1. Para que esse ciclo fique correto, deverá ser eliminada uma das setas com a linha tracejada. Cite o número da seta que está errada.

A seta que está errada é a de número 3.

2. Com base no ciclo evolutivo da
Taenia solium, responda:

a) Qual é o seu hospedeiro definitivo?

Seu hospedeiro definitivo é o ser humano.

b) Em que órgão se localiza a
Taenia adulta?

A tênia adulta se localiza no intestino delgado.

3. Considerando os sistemas digestivo, circulatório, respiratório e reprodutor, indique o que estaria presente na
Taenia adulta.

Entre esses sistemas, o único que estaria presente na tênia adulta é o reprodutor.

4. Cite uma medida de saneamento que atue diretamente na diminuição da incidência da cisticercose suína.

Uma a medida de saneamento que atue diretamente na diminuição da cisticercose suína é a captação e tratamento do esgoto.

5. (Unicamp-SP) Dona Maria mora em Campinas e tem família em Pernambuco. Sempre que volta de lá apresenta o mesmo problema: contaminou-se com o Schistosoma mansoni. Por mais que o médico explique os cuidados que deve tomar, ela sempre volta com barriga-d’água.

a) Dona Maria pode representar algum risco para a população de Campinas? Por quê?

Dona Maria pode representar algum risco para a população de Campinas apenas se onde ela morar não houver saneamento básico e se houver na cidade caramujos planorbídeos, hospedeiros intermediários da doença.

b) Indique duas medidas essenciais para a eliminação de uma endemia como a barriga-d’água em uma dada região.

Duas medidas essenciais para a eliminação de uma endemia como a barriga-d’água em uma dada região são o saneamento básico e o combate ao caramujo planorbídeo, que é o hospedeiro intermediário da esquistossomose.

6. (FEI-SP) Em determinada região do Brasil encontramos alta incidência de esquistossomose. Sabe-se: o lugar está situado em região de matas; as habitações são, em sua maioria, de pau-a-pique; existem lagos e córregos próximos; as habitações não dispõem de esgoto ou fossa negra. Cite as situações que favoreciam essa infestação.

As situações que favoreciam essa infestação são a existência de lagos e córregos próximos e a ausência, nas habitações, de esgoto ou fossa negra.

7. (UFPB) Em uma feira científica de doenças parasitárias estavam, em exposição, os materiais biológicos, indicados por I, II, III e IV, de uma mesma espécie. Sabe-se que esse parasita pode causar duas doenças diferentes no homem. Observe o esquema e resolva os itens.


a) Cite o nome da parasitose que acomete o homem quando é portador do verme indicado em II.

A parasitose que acomete o homem nessa situação é a teníase.

b) Embora o ovo do parasita não esteja representado, qual é a doença grave que pode ser causada no homem pela sua ingestão?

A cisticercose.

c) Qual das indicações corresponde ao escólex desse parasita?

A figura I.

8. Um matadouro foi fechado pela inspeção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e teve mais de 600 kg de carne de porco e de boi apreendidos. O dono protestou, indignado, dizendo que em seu estabelecimento a carne ficava sob refrigeração constante e, portanto, não poderia estar estragada. Com base no que você aprendeu neste capítulo, explique qual pode ter sido o problema apresentado pela carne apreendida.

O problema apresentado pela carne apreendida pode ter sido a presença de cisticercos, os quais poderiam transmitir a teníase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.