segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Questões do livro de Biologia - Capítulo 16


Questões do livro “LINHARES, Sérgio e GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje. São Paulo: Ática, 2010.”


Capítulo 16


Moluscos


Compreendendo o texto


1. Em alguns moluscos essa estrutura envolve o corpo; em outros, ela é reduzida e interna ou ausente.

a) De que estrutura estamos falando e qual a sua função?

A estrutura referida é a concha, cuja função é proteger o animal.

b) Em que grupo de moluscos essa estrutura é formada por duas partes? Dê exemplos de animais desse grupo.

Essa estrutura é formada por duas partes nos bivalves, e exemplos de animais desse grupo são a ostra, o mexilhão e o marisco.

2. De modo geral, fósseis de moluscos (gastrópodes e bivalves) são mais comumente encontrados do que fósseis de platelmintos ou de anelídeos. Qual pode ser a causa disso? Explique.

A causa disso pode ser o fato de geralmente os moluscos possuírem uma concha calcária resistente, que se preserva melhor do que o restante do corpo do molusco.

3. As lesmas-do-mar (cerca de 5 cm de comprimento) que produzem substâncias tóxicas ou venenosas costumam ter cores bem vivas, como a da foto a seguir.


Para o animal, qual a vantagem dessa coloração, chamada de coloração de advertência?

A coloração de advertência evita que predadores que já tenham tentado ingerir um desses animais tente fazer isso de novo, visto que memorizam que o ser com aquela coloração é venenoso. Isso protege relativamente os animais com a coloração de advertência do ataque de outros seres.

4. Você acha que esta afirmação está correta: “O sistema circulatório dos cefalópodes é mais parecido com o sistema circulatório das minhocas do que com o de outros grupos de moluscos.”? Justifique sua resposta.

A afirmação é correta, pois, enquanto o sistema circulatório dos outros grupos de moluscos é aberto, o dos cefalópodes e das minhocas é fechado.

5. Apesar de relativamente distantes evolutivamente, as esponjas (grupo dos poríferos) e certos moluscos, como a ostra e o mexilhão, apresentam com tipo de nutrição semelhante. Como é essa nutrição?

Essa nutrição ocorre através da filtração da água, da qual são retirados os nutrientes.

6. Observando o comportamento de um caracol-de-jardim, um estudante notou que, no pé do animal, havia uma glândula produtora de muco. Qual seria a função desse muco?

A função desse muco é evitar a desidratação do animal em contato com o solo.

7. Em laboratório, polvos aprendem a distinguir objetos de formas diferentes, a achar a saída de labirintos e a abrir garrafas fechadas com rolha, quando, dentro delas, há algum alimento. Essa grande capacidade de aprendizagem pode ser explicada: os cefalópodes apresentam determinado sistema corporal bem mais desenvolvido do que o de animais de outros grupos. Qual é esse sistema?

Esse sistema é o nervoso.

8. Em um dos capítulos anteriores você estudou um parasita do organismo humano cujo ciclo envolve a participação de um molusco.

a) Qual é esse parasita?

Esse parasita é o esquistossomo.

b) Qual a classe do molusco envolvido no ciclo?

A classe do molusco envolvido no ciclo é a dos cefalópodes.

c) Como é a participação do molusco nesse ciclo?

Nesse ciclo, o molusco é o hospedeiro intermediário.

Refletindo e concluindo


1. (FCC-SP) Qual dos seguintes animais está filogeneticamente mais relacionado à lula?

a) caramujo
b) lombriga
c) planária
d) minhoca
e) tatuzinho

Resposta: alternativa a

2. (PUCC-SP) O esquema abaixo representa a organização básica de um molusco.


Quais das estruturas numeradas correspondem, respectivamente, à cavidade do manto, à massa visceral e ao pé?

a) I, II e III
b) II, III e IV
c) III, I e V
d) III, IV e V
e) V, IV e III

Resposta: alternativa d

3. (UFRRJ) João, aluno do ensino médio que estava fazendo uma revisão em seus apontamentos de zoologia, verificou que, ao contrário dos gastrópodes marinhos que apresentam respiração branquial, os gastrópodes dulcícolas (que vivem em água "doce") utilizam oxigênio atmosférico através de sua cavidade paleal que é ricamente vascularizada, como um pulmão primitivo. Surgiu, então, uma dúvida: "Por que esses animais aquáticos respiram por pulmões? Outros moluscos, como os bivalves, respiram por meio de brânquias, quer vivam em água ‘doce’ ou salgada e o mesmo acontece com os peixes. Por que, então, os gastrópodes dulcícolas não respiram por brânquias?"
João, ao formular tais questões, não lembrava que:

a) vivendo em águas rasas, a respiração pulmonar permite um aproveitamento melhor do oxigênio atmosférico.
b) os gastrópodes dulcícolas representam o retorno ao ambiente aquático depois que seus ancestrais conquistaram o ambiente terrestre.
c) a pressão parcial do oxigênio em águas interiores é muito menor que na água do mar.
d) próximo à superfície, a disponibilidade de alimentos é maior.
e) os gastrópodes não são planctófagos, não podendo realizar a filtração.

Resposta: alternativa b

4. (FGV-SP) Os moluscos bivalves (ostras e mexilhões) são organismos economicamente importantes como fonte de alimento para o homem, por possuir alto valor nutritivo. Eles conseguem filtrar grandes volumes de água em poucas horas, daí serem comumente chamados "organismos filtradores", mas, em consequência, podem acumular, no seu trato digestivo, altas concentrações de microorganismos e compostos químicos tóxicos, eventualmente presentes na água onde vivem, assim pondo em risco a saúde pública e exercendo grande impacto social e econômico nas áreas de sua criação.
Assinale a afirmação correta.

a) Os moluscos não possuem sistema digestivo.
b) Os moluscos não possuem sistema nervoso ganglionar.
c) Os mexilhões possuem concha com apenas uma valva.
d) Nos mexilhões, as brânquias têm função respiratória e importante papel na nutrição.
e) Os moluscos são sempre hermafroditas.

Resposta: alternativa d

5. (Unirio-RJ) Relacione os diagnósticos numerados de I a V com os filos de invertebrados designados de P a U.

I. Animal filtrador, com nível de organização corporal simples.
II. Animal com forma de pólipo ou de medusa, formado por duas camadas celulares (diblástico).
III. Animal de corpo achatado, formado por três tecidos embrionários (triblástico).
IV. Animal de corpo fino e tubular, triblástico, cavidade corporal denominada pseudoceloma.
 V. Animal de corpo mole, com ou sem concha, triblástico, cavidade corporal denominada celoma.

P. Porifera
Q. Coelenterata
R. Platyhelminthes
S. Nemathelminthes
T. Mollusca
U. Annelida

a) I - P; II - Q; III - R; IV - S; V - T
b) I - P; II - Q; III - R; IV - T; V - S
c) I - Q; II - T; III - P; IV - U; V - R
d) I - U; II - T; III - S; IV - R; V - Q
e) I - U; II - T; III - S; IV - T; V - S

Resposta: alternativa a

6. (UFRGS-RS) O que Platelmintos e Moluscos possuem em comum?

a) O sistema respiratório.
b) A presença de celoma.
c) O tipo de sustentação.
d) O sistema digestivo.
e) A ocorrência de cefalização.

Resposta: alternativa e

Questões para análise


1. (Unicamp-SP) Explique, de maneira comparativa, duas características que permitem considerar moluscos como animais mais complexos que os celenterados.

O tubo digestório dos moluscos é completo, ao passo que o dos celenterados é incompleto. Além disso, o sistema nervoso dos moluscos é ganglionar, e o dos celenterados, difuso.

2. (PUC-MG) Uma estrutura comum no tubo digestivo de várias classes de moluscos é a rádula, que funciona como uma língua raspadora e trituradora de alimentos. Porém, nos bivalves, a rádula está ausente. Por quê?

A rádula está ausente nos bivalves pois eles são animais filtradores, obtendo seu alimento através da filtração da água, sem necessidade de rádula.

3. (UFC-CE) As ostras, pertencentes ao filo Mollusca, classe Bivalvia, são de grande interesse econômico para o homem por diversas razões. As ostras perlíferas despertam interesse econômico pelo fato de poderem desenvolver entre o manto e a concha as famosas pérolas. Sobre esses organismos, responda:

a) Como são formadas as pérolas naturais?

As pérolas naturais são formadas quando uma pequena partícula de areia ou algum outro corpo estranho se aloja entre o manto e a concha e envolvido por parte do manto, que passa a secretar carbonato de cálcio ao redor da partícula em camadas concêntricas, formando a pérola.

b) Qual a importância do processo de formação de pérolas para as ostras?

Com a formação das pérolas as ostras podem se defender, isolando o corpo estranho que entrar dentro de seu organismo.

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