sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Poríferos



Poríferos


Os poríferos estiveram entre os primeiros animais a povoar o planeta, apresentando uma constituição simples. Eles teriam se originado de células flageladas que se uniram, formando colônias. Com o passar do tempo, foi aumentando a interdependência entre as células, e então surgiu o porífero.

Porífero com espículas
Os poríferos são animais aquáticos sésseis, a maioria marinha. Seu corpo é poroso, e seu esqueleto pode ser formado por minúsculos filamentos semelhantes a agulhas denominados espículas, as quais estão espalhadas ao longo do corpo, não formando um esqueleto contínuo. Podem ser de calcário ou de sílica, sendo os poríferos com espículas de sílica chamados de esponjas de vidro. Já as esponjas de banho, por exemplo, não possuem espículas, e o seu esqueleto é formado de uma proteína chamada esponjina.

O corpo dos poríferos possui uma cavidade central chamada átrio, que se comunica com os poros e termina em um orifício na parte superior, o ósculo. A nutrição da esponja é realizada por meio da água, a qual entra pelos poros, puxada pelos batimentos dos flagelos dos coanócitos (células que revestem a parte interna da esponja), atravessa o átrio (onde as células absorvem oxigênio e alimentos e eliminam resíduos e gás carbônico) e, contendo os resíduos, sai pelo ósculo.


Os poríferos não possuem sistema digestório, a digestão é realizada no interior dos coanócitos, e os nutrientes são difundidos entre as células. Não há sistema excretor nem sensorial, porém os pinacócitos podem se contrair em contato com substâncias irritantes.


Tipos de esponja

A reprodução pode ser sexuada e assexuada. Na reprodução sexuada, o óvulo é fecundado por um espermatozóide formando a célula-ovo, que dá origem a uma larva que sofre metamorfose e se transforma numa esponja adulta.

Reprodução sexuada de um porífero

Já a reprodução assexuada é realizada por células chamadas gêmulas, que se desenvolvem na esponja adulta.
 
Reprodução assexuada de esponja de água doce através de gêmulas

Reprodução assexuada por brotamento

              As esponjas possuem grande capacidade de regeneração. A maioria das esponjas reveste superfícies duras como rochas ou até cascos de navios, podendo também integrar recifes de corais, servindo de abrigo para outros seres vivos.






Fontes


LINHARES, Sérgio e GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje. São Paulo: Ática, 2010.

CRUZ, Daniel. Ciências & educação ambiental. São Paulo: Ática, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.