sábado, 28 de setembro de 2013

Questões do livro de Biologia - Capítulo 15


Questões do livro “LINHARES, Sérgio e GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje. São Paulo: Ática, 2010.”



Capítulo 15


Anelídeos


Compreendendo o texto


1. Visitando a área rural pela primeira vez na vida, um jovem estranhou quando soube que um agricultor tinha acabado de receber um carregamento de minhocas. Explique para esse jovem a provável razão da aquisição do agricultor.

O agricultor provavelmente adquiriu minhocas para colocá-las no solo, devido a sua importância para a agricultura, visto que elas escavam a terra, deixando túneis que facilitam a entrada de água e de ar no solo, além de se alimentarem de resíduos e enriquecerem o solo com suas fezes, contribuindo para a formação do húmus e para a reciclagem da matéria.

2. Pensando no que você estudou neste capítulo, a respeito da respiração em minhocas, explique por que esses animais, em geral, passam o dia embaixo da terra e só vêm à superfície à noite.

Isso ocorre pois o sol é prejudicial para as minhocas, devido ao fato de sua cutícula ser transparente.

3. Em animais como as minhocas, que têm o corpo formado por várias camadas de células, células próximas ao tubo digestório ficam relativamente perto dos nutrientes dos alimentos, mas distantes da epiderme (por onde entra o oxigênio); já as células da epiderme estão próximas do oxigênio, mas distantes dos nutrientes. Como esse problema é resolvido nesses animais?

Esse problema é resolvido nesses animais através de um sistema respiratório.

4. Alguns estudantes montaram uma exposição como fotos de seres do reino animal: havia corais, anêmonas, tênias, planárias, áscaris, poliquetos e minhocas. Observando a exposição, um estudante disse que nessa lista estavam representados cinco filos, sendo que, em dois deles, há animais com simetria radiada, em três, os animais têm três folhetos embrionários e em apenas um, os animais são celomados. Ele está certo? Justifique sua resposta.

O estudante não está certo, pois foram representados quatro filos; cnidários (corais e anêmonas), platelmintos (tênias e planárias), nematelmintos (áscaris) e anelídeos (poliquetos e minhocas). Além disso, apenas um filo apresenta simetria radial, o dos cnidários. No entanto, ele estava correto ao dizer que três filos apresentam três folhetos embrionários (platelmintos, nematelmintos e anelídeos) e que apenas um dos filos tem animais celomados (o filo dos anelídeos).

Refletindo e concluindo


1. (UFRN) A atividade das minhocas favorece a agricultura, pois reduz a compactação e facilita a aeração do solo. Entretanto, em função das características climáticas do semiárido nordestino, o uso de minhocas na lavoura não é recomendado devido à baixa sobrevivência desses animais na região. Isso ocorre porque há:

a) aumento da absorção de gás carbônico, aumentando o metabolismo.
b) redução da difusão de oxigênio, aumentando a de gás carbônico.
c) redução da concentração do sangue, diminuindo a difusão de oxigênio.
d) aumento da desidratação, prejudicando a respiração.

Resposta: alternativa d

2. (Vunesp) Observe o esquema da página ao lado. Suponha que o pássaro, se quiser comer a minhoca, tenha que passar por seis círculos que contenham pistas (informações) com características desse anelídeo, não podendo pular nenhum círculo. Um caminho correto a ser percorrido é:

a) 2, 3, 6, 9, 8 e 11.
b) 2, 3, 6,
5, 8 e 11.
c) 1, 4, 7, 8, 9 e 11.
d) 2, 3, 6, 5, 8 e 10.
e) 3, 2, 1, 4, 7 e 10.

(Na figura os círculos estão representados por retângulos)

Resposta: alternativa a

3. (Ufscar-SP) A minhoca é um anelídeo comum em vários ecossistemas. Apresenta um sistema digestivo como o desenho abaixo ilustra.


Sobre a digestão que ocorre nesses animais, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

01. O alimento ingerido fica armazenado em A, que é o estômago.
02. A moela serve para triturar alimentos mais resistentes.
04. Na moela, o processo de digestão é mecânico.
08. No intestino, ocorre a digestão química.
16. Em B, temos o ânus, que elimina as fezes que acabam por fertilizar o solo.
32. O sistema digestivo desses animais é do tipo incompleto.
64. A digestão é apenas intracelular.

Dê como resposta a soma dos números das proposições corretas.

Soma: 02 + 04 + 08 +16 = (30)

4. (UFMG) Os desenhos abaixo representam cortes transversais de três animais.


É correto afirmar que:

a) o número I refere-se à minhoca.
b) os números II e III referem-se à solitária e à medusa, respectivamente.
c) os números I e III referem-se ao ouriço-do-mar e ao homem, respectivamente.
d) os números I e II referem-se à planária e à tênia, respectivamente.
e) os números I e III referem-se aos platelmintos e aos anelídeos, respectivamente.

Resposta: alternativa e

Questões para análise


1. (Unicamp-SP) O jornal O Estado de S. Paulo, de 2 de agosto de 1997, noticiou a descoberta de "colônias de vermes desconhecidos escondidos em metano congelado emergindo do fundo do mar. [...] As criaturas parecem pertencer a uma espécie nova na família dos organismos conhecidos como poliquetos [...]. Elas parecem cegas, mas têm boca, aparelho digestivo e um sistema de circulação complexo."

a) A que filo pertencem os poliquetos?

Os poliquetos pertencem ao filo dos anelídeos.

b) Cite duas características que, em conjunto, permitiriam identificar esses animais como poliquetos.

Duas características que permitiriam, em conjunto, identificar esses animais como poliquetos são um grande número de cerdas implantadas em parapódios e o fato de serem dióicos, ou seja, possuírem sexos separados.

c) Quais são as outras duas classes desse filo? Dê uma característica de cada uma que as diferencie dos poliquetos.

As outras duas classes do filo Anelídeos são a dos oligoquetas e a dos hirudíneos, que podem ser diferenciadas dos poliquetas por respectivamente possuírem cerdas pouco numerosas e não terem cerdas.

2. (Ufal) Em um jardim, Júlia via minhocas na terra. Ela ficou curiosa em saber mais sobre esse animal.

a) Indique a Júlia duas características do filo ao qual as minhocas pertencem.

Duas características desse filo são a metameria, ou seja, o corpo segmentado, e a simetria bilateral.

b) Explique a importância desses animais do ponto de vista ecológico.

Do ponto de vista ecológico, as minhocas são muito importantes, pois misturam a matéria orgânica ao solo, facilitando a decomposição da matéria orgânica de animais e vegetais já mortos e parcialmente decompostos por bactérias e fungos, transformando-a em sais, os quais devolvem ao solo ao esvaziar seu intestino. Elas também revolvem o solo, tornando-o mais macio e favorecendo a entrada de água e ar.

3. (Unicamp-SP) Sob a denominação de “vermes”, estão incluídos invertebrados de vida livre e parasitária como platelmintos, nematódeos e anelídeos.

a) Os animais citados no texto apresentam a mesma simetria. Indique qual é essa simetria e dê duas novidades evolutivas associadas ao aparecimento dessa simetria.

A simetria apresentada pelos animais citados é a bilateral, que possibilitou uma direção preferencial para o deslocamento e diminuiu a resistência do ar e da água ao movimento.

b) Hirudo medicinalis (sanguessuga), Ascaris lumbricoides (lombriga) e Taenia saginata (tênia) são exemplos de parasitas pertencentes a cada um dos filos citados que podem ser diferenciados também pelo fato de serem endoparasitas ou ectoparasitas. Identifique o filo a que pertencem e separe-os quanto ao modo de vida parasitária.

A sanguessuga é um ectoparasita pertencente ao filo dos Anelídeos, enquanto a lombriga e a tênia são endoparasitas, pertencendo respectivamente aos filos dos Nematelmintos e Platelmintos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.