sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Questões do livro de Biologia - Capítulo 12


Questões do livro “LINHARES, Sérgio e GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje. São Paulo: Ática, 2010.”


Capítulo 12


Cnidários


Compreendendo o texto


1. Certos predadores de águas-vivas, como certas tartarugas marinhas, têm a boca e parte do esôfago revestidos internamente de células queratinizadas. Explique a importância dessa adaptação relacionando-a à alimentação desses animais.

Essa adaptação é importante para a alimentação desses animais, pois os cnidários se defendem através dos cnidoblastos, que disparam um filamento urticante que injeta uma toxina no ser que entrar em contato com os tentáculos do cnidário. Assim, as células queratinizadas protegem o predador contra esse ataque.

2. Uma hidra capturou um pequeno crustáceo e, após a digestão de parte do animal, eliminou seu exoesqueleto (revestimento de quitina do corpo do animal). Explique melhor essa ocorrência dizendo por onde o crustáceo entrou no corpo da hidra, onde ocorreu a digestão e por qual abertura do corpo da hidra o exoesqueleto foi eliminado.

O crustáceo entrou pela boca, a digestão ocorreu na cavidade gastrovascular e o exoesqueleto foi eliminado pela boca (visto que o tubo digestório dos cnidários é incompleto).

3. Visitando um museu oceanográfico, um casal notou nas vitrines algumas peças semelhantes a rochas. Lendo as legendas explicativas, ficaram surpresos ao ver que se tratava de um organismo do grupo dos cnidários. Qual é esse cnidário e o que faz com que eles tenham o aspecto de rochas?

Esse cnidário é o coral, que tem aspecto de rocha pois possui um exoesqueleto de calcário e substâncias orgânicas.

4. Neste capítulo você estudou diferentes tipos de cnidários: alguns que, mesmo milhares de anos depois de mortos, podem ser descobertos por pesquisadores, na forma de fósseis; e outros que, depois de mortos, se retirados da água, praticamente desaparecem após um período de tempo relativamente curto. Quais são esses cnidários? Justifique as respostas.

Os cnidários que podem ser descobertos, na forma de fósseis, após milhares de anos são os que possuem um exoesqueleto calcário resistente, tais como os corais, pois esse exoesqueleto é preservado por muito tempo. Já aqueles que, se retirados da água depois de mortos, praticamente desaparecem após um período de tempo relativamente curto são os que não possuem um exoesqueleto, pois, embora todos cnidários se desidratariam em uma situação semelhante, pouco sobra dos que não possuem uma cobertura resistente.

Refletindo e concluindo


1. (UEL-PR) A figura a seguir mostra o ciclo de vida da hidra.


A análise da figura leva às seguintes considerações:

I – A hidra reproduz-se tanto sexuada como assexuadamente.

II – As larvas ciliadas têm vida livre.

III – No ciclo de vida da hidra só existe a fase de pólipo.

Dessas considerações, apenas:
a) I é correta.
b) III é correta.
c) I e II são corretas.
d) I e III são corretas.
e) II e III são corretas.

Resposta: alternativa d

2. (Fuvest-SP) A Grande Barreira de Recifes se estende por mais de 2000 km ao longo da costa nordeste da Austrália e é considerada uma das maiores estruturas construídas por seres vivos. Quais são esses organismos e como eles formam esses recifes?

a) esponjas - à custa de secreções calcárias.
b) celenterados - à custa de espículas calcárias e silicosas do seu corpo.
c) pólipos de cnidários - à custa de secreções calcárias.
d) poríferos - à custa de material calcário do terreno.
e) cnidários - à custa de material calcário do solo, como a gipsita.

Resposta: alternativa c

3. (PUC-PR) Analise as proposições a seguir:

I – Primeiros animais da escala evolutiva a apresentarem uma cavidade digestiva.

II – Formação de dois tipos morfológicos de indivíduos.

III – Esqueleto formado por espículas ou por espongina.

IV – Presença de células urticantes para defesa e captura da presa.

V – Presença de células flageladas que realizam movimento de água no corpo do animal.

São características do filo Cnidaria:

a) apenas I, III e V.
b) apenas II, III e IV.
c) apenas II, IV e V.
d) I, II, III e V.
e) apenas I, II e IV.

Resposta: alternativa e

4. (Unifor-CE) A figura a seguir mostra o ciclo de vida de um cnidário.


A fase que ocorre logo após a reprodução sexuada é a representada em:

a) I.
b) II.
c) III.
d) IV.
e) V.

Resposta: alternativa c

Questões para análise


1. (Fuvest-SP) Existem semelhanças entre o ciclo de vida de muitos animais cnidários (águas-vivas, por exemplo) e o ciclo de plantas como musgos e samambaias.

a) Qual o tipo de ciclo de vida compartilhado por esses seres?

O tipo de ciclo de vida compartilhado por esses seres é a metagênese.

b) O que caracteriza esse tipo de ciclo?

O que caracteriza esse tipo de ciclo é a alternância de uma geração sexuada e de outra assexuada, nos cnidários respectivamente as medusas e os pólipos. As medusas se originam, nesse ciclo, da reprodução assexuada, e os pólipos da sexuada.

2. (Uerj) “Biólogos da Uerj desvendam segredos dos corais de Búzios. Os moradores locais, preocupados com os danos que os barcos ancorados nas praias do balneário,
a poluição do mar e a venda excessiva de corais no comércio local poderiam trazer para a fauna marinha da região, resolveram procurar ajuda”.
(Adaptado de: O Globo, 24/09/2000.)

Cite uma função dos recifes de corais na preservação do ecossistema litorâneo.

Os corais, além de protegerem o litoral da erosão provocada pelas ondas, são muito importantes para o ecossistema litorâneo pois servem de abrigo e de áreas de reprodução e alimentação para uma imensa variedade de organismos.

3. (Fuvest-SP) Por que as medusas podem, pelo simples contato, levar pequenos animais à morte ou provocar irritações cutâneas em seres humanos?

Isso ocorre pois os cnidários se defendem e capturam suas presas através dos cnidoblastos, que disparam um filamento urticante que injeta uma toxina no ser que entrar em contato com os tentáculos do cnidário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.