sábado, 28 de setembro de 2013

Importância das minhocas


Minhocas – sua importância na natureza e seus possíveis usos comercias


As minhocas são de grande importância ecológica, misturando a matéria orgânica do solo, dela se alimentando e expelindo as fezes na terra, facilitando a decomposição da matéria parcialmente decomposta por bactérias e fungos, transformando-a em sais minerais e nitrogênio.
As minhocas reciclam anualmente até cinco toneladas de solo em cada mil metros quadrados. Ao ingerir matéria orgânica, a minhoca elimina o excesso de cálcio que para ela seria mortal. Essa eliminação ocorre através das glândulas esofágicas, chamadas calcíferas, que transformam o cálcio em calcita, produto não assimilável pelo intestino desses animais e de fundamental importância para a fertilidade do solo. Um solo com minhocas possui cinco vezes mais nitrato, 2,5 vezes mais magnésio, sete vezes mais fósforo e onze vezes mais potássio. As plantas se alimentam melhor com as minhocas no solo, além de as minhocas regenerarem o solo, corrigindo o pH deste.


Elas também revolvem o solo, aumentando sua aeração e favorecendo a entrada de ar e a drenagem de água. Elas contribuem com a formação do húmus, matéria orgânica que fertiliza o solo. As propriedades físicas e químicas do solo são beneficiadas, pois ela expele 60% do que comeu sob forma de excrementos (húmus), em muito menos tempo que a natureza. O húmus da minhoca não tem cheiro forte e pode ser armazenado por vários meses sem perda de qualidade.

A minhocultura é uma atividade agroecológica que utiliza espécies de minhocas em cativeiro e tem como processo básico a vermicompostagem. Existem milhares de espécies de minhocas, mas são poucas as que proliferam em ambientes de alta concentração orgânica como na vermicompostagem.
Pesquisas estão sendo realizadas para o uso de minhocas como solução ecológica para o tratamento do lixo, matéria-prima para medicamentos (conhecidos há séculos por outras civilizações) e fonte de proteína para a alimentação animal e humana. Elas possuem um antibiótico natural, que está sendo estudado, e colágeno, que compõe o líquido celomático  e está sendo estudado para uso cosmético.A Ulbra e a Unisinos estão realizando estudos usando a vermicompostagem para reciclar metais pesados como cádmio, chumbo, níquel e cromo.
A minhoca tem 78 % de proteína, e sua carne tem um sabor salgado. As minhocas podem ser usadas na fabricação de ração animal, farinha de minhoca (rica em proteínas, podendo ser usada na confecção de bolos) e biscoitos destinados à nutrição humana.


Fontes


LINHARES, Sérgio e GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje. São Paulo: Ática, 2010.

SANTOS, Fernando S. dos, AGUILAR, João B. V. e OLIVEIRA, Maria M. A. de (org). Biologia: ensino médio, 2º Ano. São Paulo: Edições SM, 2010.

http://galileu.globo.com/edic/92/nossa_terra1.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.