domingo, 29 de setembro de 2013

Moluscos


Moluscos


Moluscos são animais triblásticos, protostômios e celomados, com simetria bilateral. Possuem corpo mole, dividido em cabeça, pé e massa visceral e muitas vezes protegido por uma concha calcária formada a partir do manto. Em alguns casos, tal como o da lula, a concha é interna. A concha dos moluscos protege-os de outros animais e da transpiração excessiva.

Variedade de moluscos.

Os moluscos dividem-se em várias classes, sendo as mais conhecidas as classes Pelecypoda, Cephalopoda, Gastropoda, Scaphopoda e Amphineura.


Pelecypoda ou Bivalvia


Os moluscos da classe Pelecypoda são aquáticos, e a maioria é marinha. É a única classe de moluscos sem rádula. Possuem duas valvas, sendo também chamados bivalves. As valvas são articuladas por uma espécie de dobradiça e unidas por fortes músculos, os quais atuam na abertura e fechamento das valvas. A respiração desses organismos é branquial, e alguns exemplos são a ostra, o marisco e o mexilhão. As brânquias desenvolvem duas funções, absorver o oxigênio e filtrar partículas de alimentos, que são levadas à boca.


O marisco tem massa visceral e pé, utilizando este último para cavar buracos na areia quando o animal precisa se proteger.


           Algumas espécies de ostra produzem pérolas. A formação da pérola pode ocorrer quando um grão de areia ou a larva de um verme penetram entre a concha e o manto, e este fabrica uma série de camadas de nácar ou madrepérola (substância brilhante da concha dos moluscos, composta de carbonato de cálcio) ao redor do corpo estranho. A pérola demora mais ou menos três anos para ser produzida.




Gastropoda


Alguns dos representantes dos gastrópodes são os caramujos, lesmas, caracóis e búzios. Alguns gastrópodes são univalves e outros são desprovidos de concha, como a lesma. Os gastrópodes apresentam um ou dois pares de tentáculos na cabeça, e na extremidade desses tentáculos estão alojados os olhos, que, sem movimentar a cabeça, enxergam em várias direções.

Os animais deste grupo são herbívoros e possuem na boca uma espécie de língua, chamada rádula, com a qual raspam e trituram os alimentos.

Os gastrópodes de vida marinha tem respiração branquial; já os terrestres e os de água doce respiram por pulmões.

 

Os caracóis são hermafroditas e, apesar de possuírem os dois sexos, não são capazes de se autofecundar. Quando dois caracóis se unem, ambos liberam espermatozóides dentro do parceiro. A união dos espermatozóides com os óvulos dá origem aos ovos, que são depositados na terra ou enterrados.

Disposição de alguns dos principais órgãos corporais no caramujo de água doce.


Cephalopoda

Concha de náutilo vista por dentro e por fora.
Os principais moluscos desta classe são o polvo, a lula e a náutilo. A cabeça dos cefalópodes é unida ao pé, de onde saem os tentáculos.

No polvo e na lula, esses tentáculos são cheios de ventosas, que servem para fixar o animal em rochedos.

O náutilo possui tentáculos lisos e concha externa e espiralada, enquanto nas lulas a concha é interna e nos polvos, inexistente.

Respectivamente lulas, polvo e náutilo.

Polvo

A lula e o polvo possuem um par de olhos bem desenvolvidos. Para se locomover, utilizam os tentáculos e o sifão, um tubo pelo qual sai um jato d’água que projeta o animal para trás. As lulas contam ainda com nadadeiras.

Os cefalópodes possuem sistema nervoso bem desenvolvido, que controla os deslocamentos rápidos, e sua visão é semelhante à dos vertebrados, apresentando imagens detalhadas.

A lula-gigante da espécie Architeuthis dux é o maior animal invertebrado do mundo, tendo cerca de 900 kg e vivendo em águas profundas.

Siba eliminando tinta (muitos cefalópodes são dotados de uma bolsa de tinta, anexa ao intestino).



Scaphopoda


Os Escafópodes são todos marinhos e passam a maior parte do tempo enterrados na areia. Alimentam-se de plâncton, capturado por meio tentáculos ciliados que se localizam perto da boca. Eles não possuem brânquias, a respiração é feita pelo manto, que secreta uma concha em forma de tubo. O pé tem a forma de um cone, à semelhança da proa de um bote.



Amphineura ou Polyplacophora


Os poliplacóforos, também chamados quítores, rastejam no fundo do mar, raspando algas das rochas com o auxílio da rádula. Eles não têm olhos nem tentáculos, e a concha é formada pela superposição de oito placas produzidas pelo manto.




Fontes


LINHARES, Sérgio e GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje. São Paulo: Ática, 2010.

PAULINO, Wilson R. Biologia Atual, Vol. 2: Seres Vivos, Fisiologia. São Paulo: Ática, 1997.

CRUZ, Daniel. Os Seres Vivos. São Paulo: Ática, 1998.

SANTOS, Fernando S. dos, AGUILAR, João B. V. e OLIVEIRA, Maria M. A. de (org). Biologia: ensino médio, 2º ano. São Paulo: Edições SM, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.