terça-feira, 26 de março de 2013

Vírus

Vírus

Aids, hepatite A, gripe, sarampo, poliomielite, dengue, febre amarela e diversas outras doenças humanas são causadas por vírus. O sarampo e a poliomielite vêm sendo combatidos com sucesso por campanhas nacionais de vacinação; no entanto, a dengue e a febre amarela urbana, transmitidas pela picada de fêmeas de mosquitos das espécies Aedes aegypti e Aedes albopictus, voltaram a se alastrar no país após décadas sob controle, apresentando inclusive formas graves, que podem causar a morte.
Como não possuem organização celular, os vírus só conseguem se reproduzir no interior de células vivas. São parasitas intracelulares obrigatórios, causando doenças. Fora de uma célula viva, são inertes, podendo cristalizar-se.
Os vírus não pertencem a nenhum dos cinco reinos ou dos três domínios, pois, por não terem metabolismo próprio, muitos cientistas não os consideram seres vivos. Porém, para alguns estudiosos, a capacidade de duplicação, hereditariedade e evolução são suficientes para os vírus serem considerados seres vivos, apesar de não possuírem todas as estruturas necessárias para a duplicação de seu ácido nucléico e para a síntese de proteína da cápsula.
Embora os vírus se utilizem do metabolismo de outras células para se reproduzir, o processo é comandado pelo ácido nucléico do vírus e não pelo da célula. Cada tipo de vírus parasita apenas certos tipos de células, e esta especificidade é dada pelo capsídeo do vírus, que adere apenas às células que possuem proteínas da membrana capazes de se encaixar nas suas.
Os vírus são formados por uma cápsula de proteína, o capsídeo, onde se encontra o DNA ou RNA. Alguns vírus têm DNA, e outros, RNA, de cadeia dupla ou não. Sendo exceção entre os vírus mais conhecidos, o citomegalomavírus possui DNA e RNA ao mesmo tempo.
Devido às características dos vírus, as infecções provocadas por esses parasitas não respondem ao tratamento por antibióticos. A vacina, porém, se mostra eficaz em alguns viroses como a raiva, a hepatite viral, a caxumba etc.
Bacteriófago
O bacteriófago, vírus que possui DNA, ataca uma bactéria e se reproduz em seu interior. As fibras da cauda do vírus se encaixam na membrana plasmática do procarionte, injetando o DNA virótico. As enzimas do vírus inativam o DNA da bactéria, assumindo o controle do metabolismo celular para fabricar cópias suas e provocar a ruptura da membrana da bactéria e a morte desta.
Ação do retrovírus na célula
O vírus causador da Aids, ao contrário, possui RNA. É considerado um retovírus, pois, depois que invade a célula, o RNA do vírus serve de molde para uma síntese de uma cadeia de DNA, com a participação da enzina transcriptase reversa. Uma vez formado, o DNA passa a comandar a síntese de novas moléculas de RNA que irão constituir o material genético dos novos retrovírus.



Bibliografia

LINHARES, Sérgio e GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje. São Paulo: Ática, 2010.

Fontes das imagens

http://claraealinebioifes.wordpress.com/tag/virus/
http://www.nature.com/mt/journal/v13/n6/fig_tab/mt2006127f2.html
http://232bioblog.blogspot.com.br/2010/05/estrutura-do-virus-veremos-agora-as.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.