segunda-feira, 25 de março de 2013

Bactérias

Forma

            Excluindo-se os vírus, as bactérias são os menores seres vivos existentes. As bactérias podem apresentar várias formas, que são definidas pela parede celular: esféricas (cocos), bastonete reto (bacilo), bastonete curvo (bacilo), bastonete curvo (vibriões) ou hélice (espirilos ou espiroquetas, dependendo da célula ser respectivamente flexível ou não). Pode haver a união de várias células, formando colônias, típicas de cada espécie.


Estrutura


A parede celular está presente em todas as bactéria, com a exceção do micoplasma (bactéria causadora da pneumonia), e é constituída de uma rede de peptídios ligados a polissacarídeos, chamada de peptidoglicano. Tem como função a proteção e sustentação da célula.
Além da parede celular (envolta por uma cápsula de polissacarídeos e proteínas ou de peptidoglicanos), também há a membrana plasmática e, no interior da célula, o citoplasma, no quem se localizam o DNA, os ribossomos (tendo como função a síntese protéica), proteínas respiratórias e grãos de glicogênio que são uma reserva de alimento.
O DNA principal tem forma circular e está ligado à membrana plasmática pelo mesossomo, não apresentando carioteca, sendo por isso as bactérias seres procariontes. Podem também haver moléculas menores de DNA, os micoplasmas, que conferem resistência a antibióticos ou podem ser injetados em células competidoras, matando-as.
Algumas bactérias também possuem flagelos, os quais fazem com que a célula se locomova, e pelos ou fímbrias, projeções de citoplasma para fora da parede celular que auxiliam na conjugação – troca de material genético entre duas bactéria – e na infecção a um hospedeiro, aderindo a bactéria às células deste.

Nutrição


Quanto à nutrição, a maioria das bactérias é heterotrófica por absorção, retirando moléculas já digeridas do ambiente ou de seres vivos parasitados. As bactérias que são autotróficas podem tanto ser fotoautotróficas (obtendo energia através da fotossíntese) ou quimioautotróficas (obtendo energia de reações químicas de oxidação de compostos minerais).
            A clorofila das bactérias fotoautotróficas pode ser igual à das plantas (como é o caso das cianobactérias) ou de outro tipo (como é o caso das bactérias sulfurosas verdes e púrpuras, que utilizam ácido sulfídrico ao invés de água na fotossíntese).
As bactérias quimioautotróficas podem ser nitrosas, transformando amônia em nitrito, ou nítricas, transformando nitrito em nitrato (que é absorvido por vegetais).
Ainda há bactérias que realizam a fixação do nitrogênio, fazendo com que o nitrogênio atmosférico reaja com hidrogênio para formar amônia, que por sua vez pode ser incorporada às substâncias orgânicas. Parte do nitrogênio é fixado e fornecido à planta leguminosa na qual essas bactérias se encontram – formando nódulos, o que é comum, por exemplo, no caso da soja –, e o excesso é liberado no solo na forma de amônia. Nessa relação, tanto a bactéria quanto a planta são beneficiadas, constituindo um mutualismo.

Respiração


As bactérias podem ser anaeróbias obrigatórias ou estritas, aeróbias ou anaeróbias facultativas. Para conseguir energia, as bactérias aeróbias precisam de oxigênio, não sobrevivendo sem esse gás. As anaeróbias facultativas podem sobreviver tanto com ou sem oxigênio. Na presença desse gás, realizam respiração aeróbia; na ausência, obtém a energia necessária para a vida através de processos anaeróbios (como a fermentação), embora a energia obtida  seja bem menor.

Uso em processos industriais biotecnológicos ou medicamentos


A toxina botulínica, produzida pela bactéria Clostridium botulinum, pode ser usada para controlar a doença blefaroespasmo, que faz com que a pessoa pisque compulsivamente, prejudicando a visão e a realização de várias tarefas cotidianas, como ler, escrever, cozinhar, etc.
Devido à fermentação, algumas bactérias podem ser usadas na indústria alimentícia, na produção de iogurtes e queijos.
As bactérias podem ser usadas como bioinseticidas, apresentando ação tóxica apenas contra o organismo que devem atacar, não prejudicando os demais – ao contrário do que acontece com os agrotóxicos.
Também têm uso na biorremediação, para reduzir ou eliminar os poluentes do meio ambiente.

Ciclagem de nutrientes

As bactérias são de extrema importância para a ciclagem de nutrientes, sendo fundamentais para a manutenção do equilíbrio biológico de todos os ecossistemas da Terra.
Há as bactérias que participam do Ciclo do Nitrogênio, efetuando a fixação no nitrogênio atmosférico e fornecendo parte dele às plantas às quais se associam.
As bactérias decompositoras ou saprófitas transformam a matéria orgânica morta em matéria inorgânica simples, que pode ser reaproveitada por outros seres, principalmente plantas. Graças a essas bactérias existe uma contínua disponibilidade de elementos químicos necessários para a vida.




Bibliografia

LINHARES, Sérgio e GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje. São Paulo: Ática, 2010.

 Fontes das imagens

http://www.essaseoutras.xpg.com.br/morfologia-das-bacterias-tipos-e-formatos-de-celulas-procariontes/
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/bacterias-1-conheca-a-importancia-e-as-varias-utilidades-das-bacterias.htm
http://www.agricultura.gov.br/desenvolvimento-sustentavel/plano-abc/acoes-do-plano
http://www.profotos.com.br/Olhar_Ambiental/CiclosNatureza.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.