segunda-feira, 25 de março de 2013

Protozoários

Doença de Chagas

               A Doença de Chagas descoberta em 1909 pelo médico Carlos Chagas, que descreveu o agente causador da doença (o protozoário Trypanossoma cruzi), o transmissor e o modo de transmissão dela, além de comprovar a existência de vertebrados que são reservatórios silvestres e domésticos de parasitas.

Protozoários


               Os protozoários podem ter vida livre ou viverem em associações com outros seres vivos, através de parasitismo, retirando alimento e causando prejuízo ao hospedeiro, comensalismo, retirando alimento sem causar prejuízo ao ser ou mutualismo, no qual ambos os organismos são beneficiados.
               Em condições desfavoráveis, alguns protozoários adotam a forma de cisto, perdendo água e algumas organelas e desenvolvendo uma casca resistente, o cisto, que é dissolvido quando o protozoário se encontra novamente em condições favoráveis e passa à forma ativa.
               A divisão dos protozoários em filos atualmente está sendo discutida, porém antigamente os protozoários eram divididos nos seguintes filos: Sarcodinea ou Rhizopoda, Ciliophora, Mastigophora ou Flagellata e Apicomplexa ou Sporozoa.
               Pode ser feita, para fins didáticos, uma separação dos protozoários com base nas suas características de locomoção.

Protozoários com pseudopodes

Ameba

               Os protozoários com este tipo de locomoção (como a ameba) reagem a estímulos químicos por meio da emissão de pseudópodes, expansões do citoplasma que podem se aproximar do alimento (algas e outros seres unicelulares, por exemplo) e englobá-los por fagocitose, digerindo-os em vacúolos com enzimas dos lisossomos, e eliminando os resíduos através da exocitose.
               Alguns protozoários com pseudópodes possuem carapaças resistentes de sílica ou de carbonato de cálcio, que protegem a célula, dando sustentação.
               A eliminação de produtos tóxicos ou inúteis por difusão (como ocorre na maioria dos casos), porém, principalmente nas formas de água doce, também há um vacúolo contrátil ou pulsátil, que, ao receber água que entra na célula por osmose, enche-se e se contrai liberando o excesso de água, impedindo que a  célula estoure e eliminando uma parte das toxinas.
               A reprodução geralmente é assexuada, ocorrendo por divisão binária ou divisão múltipla.
               Algumas espécies de amebas podem invadir a mucosa intestinal, ou até o fígado ou outros órgãos, provocando lesões. Essa doença pode ser tratada com medicamentos, e para sua prevenção são importantes a higiene pessoal e o saneamento básico.
               A Entamoeba histolestica é um parasita com pseudópodes que é adquirida através da ingestão de cistos, dissolvidos no intestino grosso através de enzimas e são liberadas amebas, que se dividem e invadem o intestino grosso e prendem-se à parede intestinal, causando a amebíase.

Protozoários com cílios
               Estes protozoários possuem cílios, estruturas semelhantes aos flagelos, porém menores e mais numerosas. Um exemplo é o paramécio, que possui um sulco oral para ingerir alimentos, coberto de cílios que movimentam a água, arrastando o alimento para a citóstoma. São formados vacúolos digestivos, nos quais o alimento é digerido e absorvido. Os resíduos não digeridos são eliminados pelo citoprocto ou citopígio. Os protozoários ciliados de água doce possuem vacúolos contráteis com canais coletores de água.
               O paramécio, bem como outros ciliados, possuem dois núcleos, o macronúcleo e o mícronúcleo, responsáveis respectivamente pelo controle do metabolismo e pela reprodução por conjugação. Além desta, os paramécios também realizam a reprodução assexuada por divisão binária.

Protozoários com flagelos

Trypanosoma cruzi, protozoário causador da Doença de Chagas

               Os protozoários flagelados têm flagelos, filamentos que servem para a locomoção e captura de alimento.
               A maioria é de vida livre na água, porém alguns são parasitas, causando doenças, e alguns formam associações do tipo mutualismo, como os do gênero Triconympla, que vivem no intestino do cupim digerindo a celulose.
               Os protozoários flagelados reproduzem-se por divisão binária.

Protozoários sem organelas de locomoção

 Eimeria maxima, um esporozoário

               São os protozoários do grupo Apicomplexa ou Sporozoa, parasitas intracelulares, que entram na célula parasitada com o auxílio do complexo apical, conjunto de organelas filamentosas.
               A reprodução pode ser assexuada, ocorrendo por divisão múltipla ou esquizogia, ou, em muitos esporozoários, pode ser sexuada.



Bibliografia
LINHARES, Sérgio e GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje. São Paulo: Ática, 2010.


Fontes das imagens

http://www.infoescola.com/reino-protista/protozoarios-ameboides-rizopodes/
http://www.fotolog.com.br/t1460/10567454/
http://www.biomedicinapadrao.com/2011/10/desafio-doenca-de-chagas.htmlhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Sporozoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.