segunda-feira, 25 de março de 2013

Domínios Bactéria, Archaea e Eukaria


Bactéria


O domínio Bactéria (que tem apenas procariotos) inclui desde seres fotossintetizantes, como as cianobactérias, até seres exclusivamente parasitas, como as clamídias. Nele estão diversos grupos, alguns muito antigos, como o dos hipertermófilos, capazes de sobreviver em ambientes de temperaturas muito altas – como as encontradas na Terra primitiva.

Archaea


Antigamente chamados de arqueobactérias, os seres desse domínio são semelhantes às bactérias, porém apresentam diferenças na composição da parede celular – não apresentando peptidoglicanos nesta. Unicelulares e procariontes, esses seres, em maioria anaeróbios, não são sensíveis aos antibióticos e sobrevivem em condições extremas de temperatura, salinidade e pH, além de terem, em alguns casos, características metabólicas incomuns, tais como a produção de metano.

Eukaria


No domínio Eukaria – no qual estão todos os seres eucariontes, isto é, que possuem, al´me de outras características específicas, carioteca nuclear – estão as plantas, os animais, os fungos e os organismos que já foram classificados como protistas e que por esse sistema estão divididos em vários reinos.

Bibliografia

LINHARES, Sérgio e GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje. São Paulo: Ática, 2010.

Fonte das Imagens

http://gabrielmarques25128.blogspot.com.br/2012/06/cladograma.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.