quinta-feira, 28 de março de 2013

Questões do livro de Biologia - Capítulo 1

Questões do livro “LINHARES, Sérgio e GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje. São Paulo: Ática, 2010.”

Capítulo 1

 

Classificação dos Seres Vivos

 

Página 22

 

Compreendendo o texto


1. Classificar objetos facilita o nosso cotidiano. Por exemplo, se os livros de uma biblioteca estiverem organizados por assunto, título, autor ou algum outro critério fica mais fácil encontrar aquele que procuramos. A classificação dos seres vivos, porém, vai além da organização pura e simples, pois procura representar um fenômeno ocorrido ao longo da história da vida. Qual é esse fenômeno?

A evolução dos seres vivos a partir de um ancestral comum.

2. Veja a seguir os nomes comuns e científicos de alguns anfíbios (sapos, rãs e pererecas) brasileiros.
-  Sapinho-de-barriga-vermelha: Melanophryniscus dorsalis.
-  Sapinho-narigudo-de-barriga-vermelha: Melanophryniscus macrogranulosus.
-  Perereca: Hyla cymbalum, Hyla izecksohni.
-  Perereca-verde: Hylomantis granulosa.
- Rãzinha: Adelophryne baturitensis, Adelophryne maranguapensi, Thoropa lutzi, Thoropa petropolitana.

a) Quantos gêneros e espécies diferentes aparecem nessa lista?

Aparecem cinco gêneros e nove espécies diferentes.

b) Qual a vantagem da utilização, pelos cientistas, dos nomes científicos, em vez dos nomes comuns, para identificar as espécies?

Os nomes científicos são os mesmos em qualquer país ou língua, por serem escritos em latim, enquanto os nomes comuns variam de região para região, podendo um deles se referir a mais de uma espécie. Além disso, os nomes científicos mostram que há um parentesco evolutivo entre dois seres vivos de um mesmo gênero.

3. Qual deve ser o grupo mais heterogêneo: o de seres de uma mesma família, que reúne vários gêneros, ou o de seres de um mesmo filo, que reúne várias classes?

O grupo de seres de um mesmo filo, pois, além de ele reunir várias famílias, estas podem pertencer a diferentes classes e ordens.

4. Em termos evolutivos, o urso-polar (Ursus maritimus) é mais próximo do urso-cinzento (Ursus arctos) ou do urso-panda gigante (Ailuropoda melanoleuca)? Justifique sua resposta.

Do urso cinzento, pois ambos estão no mesmo gênero, o que não ocorre com o urso-polar e com o urso-panda gigante.

5. Com base nas informações da figura 1.2, na página 15, responda: o leão é mais próximo evolutivamente da raposa ou do cavalo? Justifique sua resposta.

Da raposa, pois ambos estão na mesma ordem, ao contrário do leão e do cavalo.



6. A figura a seguir mostra uma filogênese simplificada de alguns grupos de mamíferos.
Qual o grupo evolutivamente mais próximo do grupo Cetácea, que inclui as baleias? Justifique sua resposta.


O grupo Artiodactyla, pois ambos provém de um ramo que inclui apenas esses dois grupos, tendo, no diagrama mostrado,  um ancestral comum apenas aos dois.

Página 23

 

Refletindo e concluindo

 

1. (UPE) Dentre as categorias taxonômicas apresentadas abaixo, assinale aquela na qual os indivíduos apresentam maior grau de características semelhantes.
a) ordem          b) classe          c) família          d) reino            e) gênero

Resposta: Alternativa e

2. (Vunesp) No ano de 1500, os portugueses já se referiam ao Brasil como a “Terra dos Papagaios”, incluindo nesta designação os papagaios, as araras e os periquitos. Essas aves pertencem a uma mesma família da ordem Psittaciformes. Dentre elas, pode-se citar:
 O grupo de aves relacionadas compreende:
a) 3 espécies e 3 gêneros.
b) 9 espécies e 3 gêneros.
c) 3 espécies de uma única família.
d) 9 espécies de um mesmo gênero.
e) 3 espécies de uma única ordem.

Resposta: Alternativa b

3. (Unifesp) Amostras de duas plantas chegaram a um centro de toxicologia acompanhadas de um parecer médico e do seguinte laudo técnico:


Paciente 1 Paciente 2

Quadro

Intoxicação por ingestão de raízes de mandioca-brava: Manihot utilissima Intoxicação por ingestão de raízes de mandioca-brava: Manihot dulcis
Procedência
da amostra
Mato Grosso Rio Grande do Sul

Verificou-se que havia pequenas diferenças na composição química de cada amostra, embora o mecanismo de ação de ambas fosse muito parecido e os sintomas da intoxicação, os mesmos. Tal resultado é:
a) esperado, pois, embora ambas pertençam ao mesmo gênero, trata-se de espécies diferentes.
b) esperado, pois, embora se trate da mesma espécie, as plantas provêm de locais diferentes.
c) inesperado, já que se trata de dois gêneros diferentes com o mesmo nome comum.
d) inesperado, já que se trata da mesma espécie e, portanto, os resultados deveriam ser iguais.
e) inesperado, pois trata-se do mesmo gênero e espécie, com nome comum semelhante.

Resposta: Alternativa a

            4. (Vunesp) Três populações de insetos, X, Y e Z, habitantes de uma mesma região e pertencentes a uma mesma espécie, foram isoladas geograficamente. Após vários anos, com o desaparecimento da barreira geográfica, verificou-se que o cruzamento dos indivíduos da população X com os da população Y produzia híbridos estéreis. O cruzamento dos indivíduos da população X com os da população Z produzia descendentes férteis, e o dos indivíduos da população Y com os da população Z não produzia descendentes. A análise desses resultados permite concluir que:

a) X, Y e Z continuaram pertencendo à mesma espécie.
b) X, Y e Z formaram três espécies diferentes.
c) X e Z tornaram-se espécies diferentes e Y continuou a pertencer à mesma espécie.
d) X e Z continuaram a pertencer á mesma espécie e Y tornou-se uma espécie diferente.
e) X e Y continuaram a pertencer à mesma espécie e Z tornou-se uma espécie diferente.

Resposta: Alternativa d

5. (Cesgranrio) A análise do quadro abaixo permite fazer as seguintes afirmativas:
I. O grau de parentesco entre o gorila e o homem é maior que entre este e o chimpanzé.
II. A sequência de aminoácidos existentes na proteína do gibão é uma evidência de que, evolutivamente, ele está mais afastado do homem do que o macaco Rhesus.
III. Provavelmente,a grande distância evolutiva entre o homem e outras espécies deve-se à existência de mutações ocorridas no DNA.

Espécie
Aminoácidos diferentes em relação ao homem
chimpanzé
0
gorila
1
gibão
2
macaco Rhesus
8
sapo
67

A(s) afirmativa(s) correta(s) é(são):
a) I apenas.
b) II apenas.
c) III apenas.
d) I e III apenas.
e) II e III apenas.

Resposta: Alternativa c

Página 24


6. (UFBA) Crassostrea rhizophora, Rhizophora mangle e Crassostrea brasiliana são os nomes científicos de três espécies vegetais. Com base nos princípios da nomenclatura biológica, pode-se concluir que:

a) há maior grau de parentesco entre Crassostrea rhizophora e Crassostrea brasiliana que entre Crassostrea rhizophora e Rhizophora mangle.
b) há maior grau de parentesco entre Crassostrea rhizophora e Rhizophora mangle que entre Crassostrea rhizophora e Crassostrea brasiliana.
c) entre Crassostrea brasiliana e Rhizophora mangle evidencia-se uma relação de parentesco ao nível de ordem.
d) entre Crassostrea rhizophora e Rhizophora mangle evidencia-se uma relação de parentesco ao nível de gênero.
e) Crassostrea brasiliana e Crassostrea rhizophora são aparentadas, embora pertençam a famílias diferentes.

Resposta: Alternativa a

Questões para análise


1. (UFRJ) A vida surgiu na Terra há mais de 3 bilhões de anos. Uma das primeiras formas de vida foram os procariotos primitivos, que eram organismos unicelulares, formados por uma membrana e protoplasma. Esses procariotos, através do tempo, foram incorporando DNA, mitocôndrias, alguns incorporaram núcleo e outros incorporaram cloroplastos, como mostra o esquema abaixo.
                                         
Atualmente os seres vivos são classificados em 5 reinos:
1) Monera (bactérias e cianofícias);
2) Protista (algas e protozoários);
3) Fungi (fungos);
4) Animalia (animais);
5) Plantae (plantas).

a) As três formas da figura (procarioto, eucarioto A e eucarioto B) deram origem aos cinco reinos já citados. Identifique os reinos originados por cada uma dessas três formas. Justifique sua resposta.

O procarioto deu origem ao Reino Monera, pois é o único reino que não possui carioteca em suas células, além da ausência de mitocôndria e cloroplasto. O eucarioto A originou os reinos Animalia, Fungi e parte do Reino Protista (os protozoários), devido à presença de carioteca e mitocôndria e ausência de cloroplasto, e o eucarioto B originou o Reino Plantae e parte do Reino Protista (as algas), pois tem carioteca, mitocôndria e cloroplasto.

b) Com base nos dados da figura, qual seria a melhor característica para separar procariotos e eucariotos? Justifique.

Com base nos dados da figura, a melhor característica para separar procariotos e eucariotos seria a carioteca, pois, como se vê na figura, ela está presente nos eucariotos e ausente nos procariotos. Esse critério seria preferível em relação à ausência ou presença de mitocôndrias pois, em uma célula, o núcleo tem maior importância nas funções vitais e é mais visível a microscópio por seu maior tamanho.
2. (UFRJ) Alguns anfíbios possuem venenos que têm por base compostos químicos alcaloides. Os alcaloides obtidos a partir dessas espécies vêm sendo utilizados em pesquisas biomédicas por causa de suas propriedades farmacológicas. Os cientistas acreditam que o conhecimento das relações evolutivas (filogenéticas) dos anfíbios pode auxiliar na escolha das espécies a serem estudadas na busca de novos alcaloides. A figura abaixo mostra as relações evolutivas entre cinco espécies de anfíbios. As espécies Phyllobates terribilis e Epipedobates tricolor apresentam alcaloides, e a espécie Rana palmipes não possui esse tipo de substância. Identifique qual das duas espécies, A ou B, deveria ser estudada primeiro pelos cientistas na busca por alcaloides de interesse farmacológico. Justifique sua resposta.



A espécie B, pois evolutivamente se encontra mais próxima das espécies Phyllobates terribilis e Epipedobates tricolor – que apresentam alcaloides –, pois o ancestral que a espécie B apresenta em comum com elas é mais próximo do que o ancestral em comum da espécie A e das espécies que apresentam alcaloides. Logo é mais provável que a espécie B e as espécies Phyllobates terribilis e Epipedobates tricolor tenham mais características em comum, no caso possivelmente a presença de alcaloides.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.