quarta-feira, 17 de julho de 2013

Tecidos vegetais


Tecidos Vegetais


Meristema


O meristema é formado por grupos de células não diferenciadas que colaboram para o crescimento da planta, pois, como conservam características embrionárias, têm grande capacidade de se dividir, se diferenciar e originar outros tecidos. É composto pelo meristema primário (o qual forma vários tecidos da planta e se localiza na ponta do caule e das raízes) e pelo secundário (responsável pelo crescimento da planta em espessura e que se localiza no interior do caule da raiz).
O meristema primário inclui a protoderme, o procâmbio e o meristema fundamental. A protoderme (que fica próxima à superfície) origina a epiderme, a qual revestirá o vegetal, protegendo-o. O procâmbio diferencia-se nos tecidos condutores de seiva, localizando-se no interior do meristema primário. O meristema fundamental produz os demais tecidos da planta (responsáveis pela sustentação, fotossíntese e armazenamento de substâncias, entre outros) e se localiza entre o procâmbio e a protoderme.
O meristema secundário engloba o felogênio e o câmbio. O felogênio, localizado na parte mais externa do caule e da raiz, forma células de preenchimento, reserva e proteção. O câmbio se localiza mais internamente no caule e na raiz e forma o tecido dos vasos condutores, o floema e o xilema.

Revestimento e Proteção


Esses tecidos revestem os vegetais, fornecendo proteção e, nas plantas terrestres, evitando a perda excessiva de água. Esses tecidos se localizam na superfície da planta, sendo eles a epiderme e o súber. O súber, que é o revestimento mais externo da planta, está presente nas partes mais antigas do vegetal e se origina do felogênio. O súber protege contra a evaporação e atua como isolante térmico. A epiderme, originada da protoderme, protege as folhas e as partes jovens do caule e da raiz das plantas lenhosas e todo o corpo das herbáceas. É formada por uma camada de células vivas sem clorofila, se localizando na superfície da planta. Além da função de proteção da superfície, pode formar acúleos (semelhantes a espinhos, com função de defesa) e emitir pelos ou tricomas com funções variadas.

Sustentação


Os tecidos de sustentação, o colênquima e o esclerênquima, dão resistência à planta e sustentam as diferentes partes dela. O colênquima fica na periferia do caule e da folha e tem como função sustentar a planta e, como tem grande flexibilidade, permite o crescimento dela. O esclerênquima é formado por fibras (mais abundantes na parte mais interior do caule e que ajudam na sustentação das plantas) e esclereides que sustentam e protegem o embrião da semente.

Condutores


Os tecidos condutores são constituídos por células cilíndricas que formam tubos ao longo do vegetal, que são uma adaptação à vida terrestre, pois ajudam o vegetal a repor rapidamente a água perdida por transpiração. Localizam-se no interior do caule e dos ramos da planta e dividem-se em xilema e floema. O floema, do qual fazem parte os vasos liberianos, tem como função transportar a seiva elaborada da parte aérea da planta para o resto dela. O xilema é o conjunto dos vasos lenhosos com o parênquima e esclerênquima a eles associado. Os vasos lenhosos, que ficam mais ao interior do que os liberianos, transportam a seiva bruta ou mineral da raiz para as folhas.

Secretores


Os tecidos secretores têm várias funções, sendo uma delas atrair os insetos e as aves responsáveis pelo transporte do grão de pólen, através da produção de néctar. Como secretam substâncias para o meio externo, se localizam próximo à epiderme.

Assimilação e Reserva


Têm como função realizar a fotossíntese e armazenar substâncias. São formados pelo parênquima de assimilação e o de reserva. O parênquima de reserva do amido é encontrado nas raízes, nas folhas, nos caules e nas frutas. O parênquima de assimilação (clorofiliano) se localiza nas partes aéreas dos vegetais, principalmente nas folhas.

Bibliografia


LINHARES, Sérgio e GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje. São Paulo: Ática, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.