terça-feira, 23 de julho de 2013

Questões do livro de Biologia - Capítulo 6


Questões do livro “LINHARES, Sérgio e GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje. São Paulo: Ática, 2010.”


Capítulo 6


Briófitas e pteridófitas


Página 104


Compreendendo o texto


1. Um estudante afirmou que as briófitas não se libertaram completamente da água. Com base nos conhecimentos adquiridos neste capítulo, justifique a afirmação do estudante.

O estudante provavelmente se referiu ao fato de que as briófitas dependem da água para que ocorre a fecundação por parte do anterozóide, que possui flagelos e nada até a oosfera.

2. Que estrutura presente no corpo das pteridófitas permitiu às espécies do grupo atingirem, em geral, maiores alturas do que as briófitas?

Os vasos condutores de seiva, pois o transporte de substâncias entre as células, nas briófitas, era realizado por difusão, processo muito lento.

3. O esquema a seguir ilustra o ciclo reprodutivo de dois grupos de plantas: briófitas e pteridófitas. Examine-o e responda às questões.


a) Que células estão representadas pelas letras a, b e c? Quais dessas células são haploides (n) e que informações lhe permitiram chegar a essa conclusão?

Estão representadas pelas letras a, b e c, respectivamente, um gameta (que pode ser a oosfera ou o anterozóide), o zigoto e um esporo. Dentre essas células, as haploides são o gameta o esporo, pois, no ciclo reprodutivo das briófitas e pteridófitas, a meiose ocorre na produção de esporos, logo, como na meiose, uma célula 2n dá origem a quatro células n, o esporo é haploide. Como germina a partir de mitoses (nas quais o número cromossômico se mantém), produz um indivíduo haploide. Os gametas produzidos por esse indivíduo por mitoses serão também haploides, e o zigoto produzido pela fecundação de dois gametas, diploide.

b) No que diz respeito à função, que diferenças existem entre os tipos de células haploides do esquema?

Enquanto o esporo tem como função germinar e dar origem a um indivíduo haploide gametófito (ou seja, produtor de gametas), a função dos gametas é que ocorra a fecundação de dois deles, de sexos opostos, formando um zigoto 2n que se dividirá por mitoses formando um indivíduo diploide esporófito (ou seja, que produzirá esporos). Logo, a função do esporo e dos gametas é, respectivamente, realizar a reprodução assexuada e sexuada.

c) Qual dos dois indivíduos do esquema é haplóide? Que informações lhe permitiram chegar a essa conclusão?

O indivíduo 2, pois, como ocorre a fecundação a partir das células por ele originadas, ele produz gametas, logo é um gametófito, e, no ciclo reprodutivo das briófitas e pteridófitas, o gametófito é haploide.

d) O gametófito das pteridófitas é bem menor que o esporófito. Por que o tamanho reduzido do gametófito facilita a reprodução dessas plantas?

Pois um menor tamanho do gametófito faz com que seja mais fácil que o anterozoide nade até uma oosfera do mesmo prótalo (gametófito das pteridófitas) ou de um prótalo vizinho (cujas oosferas podem estar mais próximas do que as oosferas do mesmo prótalo do anterozoide devido ao menor tamanho do prótalo, o que também é uma vantagem, pois facilita o aumento da variabilidade genética) no caso de eles estarem cobertos por uma pequena quantidade de água, o que também se torna mais fácil devido ao reduzido tamanho do prótalo.

4. Em geral, os animais têm corpos compactos, o que facilita seu deslocamento. Já as plantas apresentam corpos com grande superfície relativa. Explique por que podemos dizer que tais formas corporais representam adaptação ao tipo de nutrição desses organismos.

Como as plantas geralmente realizam fotossíntese, uma maior superfície corporal faz com que a área externa que recebe luz seja maior, em logo, a fotossíntese, que precisa de luz para ocorrer, seja mais eficiente.

Refletindo e concluindo


1. (Fuvest-SP) Um pesquisador que deseje estudar a divisão meiótica em samambaia deve utilizar em suas preparações microscópicas células de:

a) embrião recém-formado.
b) rizoma da samambaia.
c) soros da samambaia.
d) rizoides do prótalo.
e) estruturas reprodutivas do prótalo.

Resposta: Alternativa c

2. (Unifor-CE) A figura ao lado mostra um musgo. Sobre ela fizeram-se as seguintes afirmações:


I. X resultou do zigoto e vive à custa de Y.
II. Y é o gametófito feminino e, nos musgos, o gametófito representa a fase duradoura do ciclo de vida.
III. X e Y são, respectivamente, haploide e diploide.

É correto o que se afirma apenas em:

a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) II e III.

Resposta: Alternativa e

3. (PUC-SP) Nos esquemas A e B representados a seguir, encontram-se, respectivamente, as gerações do ciclo de vida de uma briófita (musgo) e de uma pteridófita (samambaia).



Pode-se afirmar corretamente que:
a) I e III são gerações diploides.
b) II e III são gerações haploides.
c) I e III são gerações produtoras de gametas.
d) II e IV são gerações produtoras de gametas.
e) I e IV são gerações produtoras de esporos.

Resposta: Alternativa c

4. (UFV-MG) A figura adiante corresponde a duas plantas com parte de suas estruturas morfológicas e reprodutivas indicadas por I, II, III e IV.



Observe a representação e assinale a afirmativa correta.

a) As duas plantas são vascularizadas e apresentam folhas clorofiladas.
b) A estrutura indicada por I é diploide e corresponde ao prótalo.
c) III corresponde a soros 2n que produzem os esporos nas pteridófitas.
d) II indica os anterozoides haploides produzidos pelo esporângio.
e) As estruturas indicadas por IV são gametófitos haploides.

Resposta: Alternativa c

Página 105


5. (Vunesp) A uma pessoa que comprasse um vaso de samambaia em uma floricultura e pretendesse devolvê-lo por ter verificado a presença de pequenas estruturas escuras, dispostas regularmente na face inferior das folhas, você diria que:

a) a planta, com certeza, estava sendo parasitada por um fungo.
b) a planta necessitava de adubação, por mostrar sinais de deficiências nutricionais.
c) a planta tinha sido atacada por insetos.
d) as pequenas estruturas eram esporângios reunidos em soros, os quais aparecem normalmente durante o ciclo da planta.
e) a planta se encontrava com deficiências de umidade, mostrando manchas necróticas nas folhas.

Resposta: Alternativa d

6. (Ufscar-SP) Considere as seguintes características:

I. presença de tecidos de condução;
II. presença de raízes verdadeiras;
III. dependência da água para a fecundação;
IV. fase esporofítica predominante.

Uma briófita e uma pteridófita apresentam em comum apenas:

a) IV.
b) III.
c) I e II.
d) II e III.
e) I, II e IV.

Resposta: Alternativa b

7. (Fuvest-SP) O xaxim é um produto muito usado na fabricação de vasos e suportes para plantas. A sua utilização:

a) aumenta o risco de extinção de certas samambaias, a partir das quais é produzido.
b) não acarreta nenhum impacto ambiental, pois é produzido a partir da compactação de folhas de certas palmeiras.
c) aumenta o risco de extinção de certas gramíneas, a partir das quais é produzido.
d) não acarreta nenhum impacto ambiental, pois é produzido a partir de raízes de plantas aquáticas secas.
e) provoca a extinção de certas palmeiras, a partir das quais é produzido.

Resposta: Alternativa a

Questões para análise


1. (Fuvest-SP) As células do gametófito de uma briófita de ciclo normal têm 30 cromossomos. Quantos cromossomos serão encontrados no esporo, na haste, na cápsula e no anterozoide?

Respectivamente 30, 60, 60 e 30 cromossomos.

2. (Ufscar-SP) Muitas das características que surgiram ao longo da história evolutiva das plantas permitiram a conquista do ambiente terrestre. Considere os musgos e as samambaias e:

a) cite uma característica compartilhada por esses dois grupos que torna essas plantas dependentes da água para a fertilização.

Em ambos os grupos os anterozóides são flagelados e o único modo que têm de chegarem à oosfera é nadando, logo sendo a planta dependente de água para a fertilização.

b) compare os dois grupos com relação à presença de um sistema vascular para transporte de água e nutrientes.

Enquanto as briófitas não apresentam tecidos e, consequentemente, não apresentam sistema vascular para transporte de água e nutrientes, as pteridófitas apresentam tal sistema de vasos condutores.

3. (Unicamp-SP) A mata Atlântica é um ambiente bastante úmido. Nesse ambiente, é comum encontrar diversos tipos de plantas verdes, de pequeno porte (alguns centímetros), crescendo sobre troncos e ramos de árvores, bem como recobrindo certas áreas na superfície do solo. A reprodução destas plantas não ocorre por meio de flores, mas no seu ciclo há gametas envolvidos.

a) Que plantas são essas?

Essas plantas são briófitas.

b) Qual o fator que delimita o seu tamanho?

O fator que delimita seu tamanho é a ausência de vasos condutores.

c) Qual é a fase transitória do seu ciclo reprodutivo?

A fase transitória do seu ciclo reprodutivo é o esporófito.

4. (Fuvest-SP) Em um filme de ficção científica havia musgos gigantes, do tamanho de coqueiros. Qual sistema, ausente nos musgos reais, deveria estar presente nos gigantes para que eles atingissem tal tamanho? Por quê?

O sistema de transporte, pois é composto pelos vasos condutores, que tornam mais rápido o transporte de substâncias na planta e formam tecidos resistentes que também servem de sustentação, permitindo que a planta atinja maior altura do que as que apresentam transporte de substâncias por difusão, o qual é muito lento.

5. (Fuvest-SP) O esquema representa o ciclo de vida da samambaia. A letra A representa a célula haploide, que faz a transição da fase esporofítica para a fase gametofítica; a letra B representa a célula diploide, que faz a transição da fase gametofítica para a fase esporofítica.



a) Descreva resumidamente a aparência das plantas que representam a fase esporofítica e a fase gametofítica.

A fase esporofítica é a planta completa que apresenta raiz, caule (geralmente subterrâneo) e folhas (em geral composta por folíolos que, quando férteis, têm soros em sua face ventral). Já a fase gametofítica ou prótalo é uma pequena lâmina verde com rizoides, hermafrodita, que apresenta arquegônios e anterídios, órgãos produtores de gametas.

b) Quais são os nomes das células representadas pelas letras A e B?

As células A e B são respectivamente o esporo e o zigoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.