Questões do livro “LINHARES, Sérgio e GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje. São Paulo: Ática, 2010.”
Capítulo 7
Gimnospermas e angiospermas
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Compreendendo o texto
1. Quando observamos uma mangueira vistosa, carregada de
frutos, estamos vendo um esporófito ou um gametófito? Onde está a outra fase da
planta, que não pode ser observada nesse momento?
Estamos vendo um esporófito. O gametófito feminino e
o masculino são respectivamente a oosfera, que se encontra dentro do ovário de
uma flor que apresente gineceu, e o grão de pólen.
2. Depois de acompanhar o desenvolvimento de uma planta
angiosperma e observar que o androceu amadurecia antes do gineceu, um estudante
perguntou a seu colega se isso poderia representar vantagem evolutiva para a planta.
O que você responderia a ele?
Sim, pois isso evita que a oosfera de uma flor seja
fecundada por uma célula espermática produzida por essa mesma planta, o que
diminuiria a variabilidade genética.
3. Plantas polinizadas pelo vento produzem, em geral, mais
grãos de pólen do que plantas polinizadas por insetos. Isso significa que as
primeiras produzem mais descendentes do que as últimas? Justifique sua
resposta.
Não
necessariamente, pois a polinização por insetos geralmente é mais efetiva do
que aquela realizada pelo vento, visto que é mais provável um inseto
polinizador pousar em mais de uma flor da mesma espécie, levando consigo grãos
de pólen, do que o vento levar ao acaso os grãos de pólen a uma outra flor da
mesma espécie.
4. A figura a seguir mostra estruturas que se desenvolvem no
pinheirinho-bravo ou podocarpo, uma gimnosperma que pode ser encontrada no que
restou da mata de Araucárias, no sul da América do Sul. Essas formas arredondadas (cerca de 1,5 cm de diâmetro) que aparecem na foto são os frutos
da planta? Justifique sua resposta.
Essas estruturas não são
os frutos da planta, pois as gimnospermas, embora não produzam sementes, não
produzem frutos.
5. Em seu caderno, coloque em ordem cronológica os seguintes
fenômenos de uma angiosperma: fecundação da oosfera, polinização, formação do
fruto e da semente, crescimento do tubo polínico, formação do grão de pólen.
Formação do grão de pólen
– polinização – crescimento do tubo polínico – fecundação da oosfera – formação
do fruto e da semente.
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6. Se considerarmos apenas o aspecto reprodutivo, podemos
afirmar que gimnospermas e angiospermas têm maior independência em relação à
água do que briófitas e pteridófitas. Explique essa afirmação.
Isso
ocorre pois, enquanto nas briófitas e pteridófitas há necessidade de água para
que a fecundação ocorra, nas gimnospermas e angiospermas a fecundação independe
da água, devido ao tubo polínico.
7. Observe a seguir a foto de uma abelha (cerca de 2 cm de
comprimento).
a) O que pode ser o material amarelo aderido ao corpo do
inseto? Explique.
Esse material pode ser o
pólen, pois a abelha é um inseto polinizador que, ao pousar nas flores, leva
consigo o pólen.
b) Por que a aplicação de inseticidas no campo pode
prejudicar a reprodução de algumas plantas?
Pois,
dependendo da espécie da planta, os insetos podem desempenhar um papel
fundamental na polinização e consequentemente na reprodução da planta.
8. Alguns animais se alimentam dos frutos de algumas
plantas, mas não conseguem digerir as sementes, que são eliminadas com as
fezes. Em que sentido isso pode favorecer a planta?
Isso
pode favorecer a planta pois, se o animal eliminar as fezes em um local
distante da planta, ocorre a dispersão geográfica da espécie.
9. Na figura abaixo está representada a evolução das plantas
terrestres a partir das algas verdes unicelulares, com a indicação das
novidades evolutivas de cada grupo.
a) Identifique os grupos representados pelos números de 1 a
4.
O número
1 representa as briófitas, e o número 4, as angiospermas.
b) Em quais desses grupos ocorre fecundação e formação de um
zigoto?
A
fecundação e formação de um zigoto ocorrem em todos esses grupos.
c) Em quais desses grupos pode ocorrer polinização pelo
vento? Justifique sua resposta.
A
polinização pelo vento pode ocorrer nos grupos 3 e 4, pois apenas esses grupos
formam o grão de pólen.
d) Em quais desses grupos a fase de gametófito é dominante
sobre a fase de esporófito?
Apenas
no grupo 1.
e) Em apenas um desses grupos forma-se um tecido triploide
que serve de reserva nutritiva para o embrião. Qual é esse grupo?
O grupo
4.
Refletindo e concluindo
1.
(Vunesp) Um estudante
recebeu nove cartões, cada um apresentando uma característica ou o nome de uma estrutura presente em diferentes grupos de plantas.
Sua tarefa era formar dois
grupos de três cartões, de modo que no grupo I fossem incluídos apenas cartões com características ou estruturas
encontradas em briófitas e, no grupo II, apenas cartões com características ou estruturas encontradas em angiospermas. Assinale a alternativa que, no quadro,
apresenta possibilidades de formar corretamente os grupos I e II.
Resposta: Alternativa e
2. (Fuvest-SP) O ciclo de vida de uma planta de feijão pode ser representado pelo
esquema a seguir:
Um
conjunto haploide de genes é encontrado em células do:
a) embrião que se forma a partir de 4.
b) endosperma que se forma em 1.
c) endosperma que se forma em 5.
d) tubo polínico que se forma em 2.
e) tubo polínico que se forma em 5.
Resposta: Alternativa d
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3. (Uece) O diagrama
mostra as relações
evolutivas entre as algas e os demais grupos de plantas.
Cada número
indica uma característica compartilhada apenas pelos
ramos referentes aos
níveis superiores. Dessa forma,
os números 2,
3 e 4 representam,
respectivamente:
a) semente, tecidos condutores, flor.
b) tecidos condutores, fruto, flor.
c) tecidos condutores, semente, fruto.
d) semente, fruto, flor.
Resposta: Alternativa c
4. (Uneb-BA) Considere as estruturas: I.
grãos de pólen; II. óvulos; III. sementes; IV. frutos. As estruturas que estão
presentes tanto no pinheiro quanto no coqueiro são:
a) apenas I, II e III.
b) apenas I, II e IV.
c) apenas I, III e IV.
d) apenas II, III e IV.
e) I, II, III e IV.
Resposta: Alternativa a
5. (UnB-DF/PAS; modificada) As
sociedades industriais utilizam energia obtida a partir de combustíveis
fósseis. Entre eles, um dos mais importantes é o carvão orgânico (forma
alotrópica do carbono), que se formou a partir de restos de plantas antigas,
particularmente das que viveram há aproximadamente 300 milhões de anos. Cinco
grupos principais de plantas contribuíram para a formação do carvão: os
licopídeos, os equissetos, as samambaias, as pteridospermas, já extintas, e as
gimnospermas primitivas.
A partir das informações contidas
no texto, julgue os itens a seguir.
1. As pteridófitas citadas no texto tiveram importância
na formação dos grandes depósitos de carvão, pois eram de grande porte e
formavam extensas florestas em diversas regiões da Terra.
2. Os vegetais a que o texto se
refere apresentavam vasos condutores.
3. As gimnospermas, ao contrário
das pteridófitas, necessitam de grandes quantidades de água na forma líquida
para sua reprodução.
4. Nas pteridófitas, o encontro
dos gametas masculino e feminino ocorre na flor.
Resposta: V, V, F, F.
6.
(UFSC) Há mais de 250 milhões de anos, as gimnospermas, originadas das
pteridófitas, dominaram as paisagens
terrestres durante o Triássico e o Jurássico, juntamente com os dinossauros.
Hoje, esse grupo vegetal está restrito a alguns locais da Terra, conhecidos
como florestas de coníferas, como as ainda existentes no sul do Brasil.
Com relação a esse grupo de plantas, é correto afirmar que:
01. sua madeira é utilizada na indústria de papel e celulose, na indústria de móveis e na construção de casas.
02. algumas espécies têm caráter ornamental, como os ciprestes e os populares pinheiros de Natal.
04. no Brasil, é comum o consumo do pinhão como alimento, que é a semente do pinheiro-do-paraná.
08. suas plantas produzem sementes nuas, ou seja, não há a formação de frutos.
16. são plantas avasculares, com flores perfeitas.
32. todas as espécies do grupo são dioicas.
Resposta: 15 (01 + 02+ 04 + 08).
Com relação a esse grupo de plantas, é correto afirmar que:
01. sua madeira é utilizada na indústria de papel e celulose, na indústria de móveis e na construção de casas.
02. algumas espécies têm caráter ornamental, como os ciprestes e os populares pinheiros de Natal.
04. no Brasil, é comum o consumo do pinhão como alimento, que é a semente do pinheiro-do-paraná.
08. suas plantas produzem sementes nuas, ou seja, não há a formação de frutos.
16. são plantas avasculares, com flores perfeitas.
32. todas as espécies do grupo são dioicas.
Resposta: 15 (01 + 02+ 04 + 08).
7. (Vunesp) Flores hermafroditas
de uma determinada espécie de planta foram polinizadas manualmente, sendo
que, em algumas, o pólen depositado sobre os estigmas era proveniente de
anteras das mesmas flores (grupo A). Em outras, o pólen depositado sobre
os estigmas era proveniente de anteras de outras flores da mesma espécie (grupo
B). A figura apresenta os resultados obtidos a partir dessas
polinizações.
Tendo
o gráfico como referência, pode-se afirmar que:
a) essa
espécie de planta apresenta algum tipo de mecanismo que impede a
autofecundação.
b) esta
espécie de planta apresenta algum tipo de mecanismo que impede a fecundação
cruzada.
c) nessa
espécie de planta, a fecundação cruzada garante maior sucesso reprodutivo.
d) nessa
espécie de planta, o androceu amadurece antes que o gineceu.
e) nessa
espécie de planta, o gineceu amadurece antes que o androceu.
Resposta: Alternativa c
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8.
(UCS-RS) Quando um fruto apresenta 12 sementes, pode-se afirmar que:
a) 4 grãos de pólen germinaram, fecundando
sinérgides, antípodas e oosferas.
b) 12 grãos de pólen formaram tubos
polínicos.
c) 6 grãos de pólen formaram tubos polínicos,
cada um com 2 núcleos capazes de fecundar oosferas.
d) 4 grãos de pólen formaram tubos polínicos,
cada um com 3 núcleos capazes de fecundar oosferas.
e) 1 grão de pólen desenvolveu-se, formando
vários tubos polínicos.
Resposta: Alternativa b
9. (Mack-SP) Considere uma espécie vegetal
pertencente ao grupo das angiospermas que possui células com 2n = 36
cromossomos. Nessa espécie, o endosperma, a oosfera e o zigoto formado após a
fecundação apresentam, respectivamente:
a) 18, 36 e 54 cromossomos.
b) 36, 18 e 54 cromossomos.
c) 54, 36 e 18 cromossomos.
d) 18, 54 e 36 cromossomos.
e) 54, 18 e 36 cromossomos.
a) 18, 36 e 54 cromossomos.
b) 36, 18 e 54 cromossomos.
c) 54, 36 e 18 cromossomos.
d) 18, 54 e 36 cromossomos.
e) 54, 18 e 36 cromossomos.
Resposta: Alternativa e
10.
(Vunesp) Considere, no esquema a seguir, as características de determinados
grupos vegetais.
Assinale a alternativa cujos grupos vegetais
estão representados, respectivamente, pelos algarismos I, II, III e IV.
a) Briófitas, gimnospermas, angiospermas e
pteridófitas.
b) Pteridófitas, gimnospermas, angiospermas e
briófitas.
c) Briófitas, angiospermas, gimnospermas e
pteridófitas.
d) Pteridófitas, angiospermas, gimnospermas e
briófitas.
e) Briófitas, gimnospermas, pteridófitas e
angiospermas.
Resposta: Alternativa c
Questões para análise
1. (Unicamp-SP) Os grãos de pólen e os esporos das plantas
vasculares sem sementes variam consideravelmente em forma e tamanho, o que permite que um grande número
de famílias, gêneros e muitas
espécies possam ser identificados através dessas estruturas. Os grãos de pólen e os esporos das
plantas vasculares sem sementes permanecem inalterados em registros fósseis, em virtude
do revestimento externo duro e altamente resistente, o que possibilita inferências
valiosas sobre floras já extintas.
a) Suponha que em um determinado
local tenham sido encontrados apenas grãos de pólen fósseis. A vegetação desse
local pode ter sido formada por musgos, samambaias, pinheiros e ipês? Justifique sua
resposta.
A
vegetação deste local não pode ter sido formada pelos grupos citados, pois
os musgos e samambaias são
respectivamente briófitas e pteridófitas, que não produzem grãos de pólen.
b) Esporos de plantas vasculares
sem sementes e grãos de pólen maduros, quando germinam,
resultam em estruturas diferentes. Quais são essas estruturas?
Esporos de plantas vasculares sem
sementes, ao germinarem, dão origem ao prótalo, enquanto os grãos de pólen
maduros, ao germinarem, resultam no microgametófito.
2. (Unicamp-SP) Um estudante de Biologia, desejando obter
gametófitos para demonstração em uma feira de ciências, seguiu três
procedimentos distintos:
I. Coletou soros nas folhas de uma samambaia, esmagou-os e deixou-os em xaxim constantemente umedecido por vários dias.
I. Coletou soros nas folhas de uma samambaia, esmagou-os e deixou-os em xaxim constantemente umedecido por vários dias.
II. Colocou grãos de pólen em solução açucarada e esperou algumas horas até que germinassem.
III. Colocou sementes de feijão em algodão embebido em água, tendo o cuidado de manter a preparação em local bem iluminado.
a) O que são gametófitos?
Gametófitos, que produzem gametas,
são a fase haploide das plantas.
b) É possível obtê-los nas três condições descritas? Explique.
Não, pois, enquanto nas situações
I e II será obtido um gametófito, na situação III será obtido um esporófito.
3.
(Fuvest-SP) O termo óvulo é usado tanto em Zoologia como em Botânica, porém com
significados diferentes. Compare o óvulo de um vertebrado com o de uma
angiosperma quanto à organização, à ploidia e ao desenvolvimento.
O óvulo de um vertebrado (que representa o gameta) é formado de
uma célula haploide, envolta por milhares de células menores, e se desenvolve a
partir a partir da meiose do ovócito primário, que dá origem a quatro células,
três das quais morrem em seguida.
O óvulo das angiospermas é
composto pelo tegumento diploide que envolve o saco embrionário (o gametófito
das angiospermas), o qual contém a oosfera haploide (o gameta das angiospermas)
e outras sete células haploides. O óvulo referido pela Botânica se desenvolve a
partir da germinação do megásporo, o qual se originou do esporângio.
4.
(Fuvest-SP) O que leva o homem a cultivar certas variedades de plantas é, em
muitos casos, a beleza de suas flores e, em outros, o sabor de seus frutos.
Para as plantas, a ocorrência de flores atrativas e frutos comestíveis tem
algum significado adaptativo? Qual?
Sim, pois as flores atrativas
chamam a atenção dos animais polinizadores, facilitando a dispersão de seus
grãos de pólen e consequentemente sua reprodução sexuada, enquanto os frutos
comestíveis protegem a semente e possibilitam a dispersão dessa, que pode ser
eliminada por um animal ao defecar após ter comido o fruto.
5.
(Vunesp) Observe o ciclo reprodutivo do pinheiro:
a) Em
que estágios desse ciclo ocorre redução do número de cromossomos?
A redução do número de
cromossomos ocorre na produção do grão de pólen e do óvulo.
b) Indique as estruturas citadas no ciclo que correspondem às palavras destacadas na seguinte estrofe popular:
Pinheiro
me dá uma pinha
Pinha
me dá um pinhão
Menina me dá um beijo
Que eu te dou meu coração.
Menina me dá um beijo
Que eu te dou meu coração.
A pinha é o estróbilo feminino e
o pinhão é a semente.
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6. (Vunesp) A variedade laranja-da-baía, também conhecida
como “laranja-de-umbigo”, não possui semente.
a) Como se dá a propagação dessa variedade?
A propagação dessa variedade
ocorre vegetativamente.
b) Qual a vantagem da utilização desse tipo de propagação
em relação à floração e à frutificação?
A utilização desse tipo de
propagação tem como vantagem o fato de ser possível produzir vários seres que
contenham uma mutação vantajosa de um determinado organismo a qual não possa
ser repassada através da reprodução sexuada.
7. (UFSC) Sobre flores, responda:
a) As flores coloridas das angiospermas são interpretadas
como uma aquisição evolutiva que aumenta a eficiência da reprodução sexuada. De
que modo isso ocorre?
As flores coloridas representam
uma aquisição evolutiva pois atraem animais polinizadores.
b) Que fator ambiental contribui para a reprodução sexuada
de flores não coloridas, como as do capim?
O fator ambiental que contribui
para a reprodução sexuada de flores não coloridas, como as do capim, é o vento,
pois este é responsável pela dispersão dos grãos de pólen.
8. (Vunesp) A figura mostra a variação observada na
proporção de massa (em
relação à massa total) do embrião e do endosperma de uma semente após a
semeadura.
Sabendo que a germinação (G)
ocorreu no quinto dia após a semeadura:
a) Identifique, entre as curvas 1
e 2, aquela que deve corresponder à variação na proporção de massa do embrião e aquela que deve corresponder à variação na proporção de massa do endosperma.
Justifique sua resposta.
A curva
que deve corresponder à variação de proporção da massa do embrião deve ser a 1,
pois após a germinação aumenta devido ao crescimento da planta, e a curva que
deve corresponder à variação na proporção de massa do endosperma deve ser a 2,
pois após a germinação sua proporção diminui pois é consumida pela planta.
b) Copie a figura e trace nela
uma linha que mostre a tendência da variação na quantidade de água da semente, desde a semeadura até a germinação.
Exame Nacional do Ensino Médio – Enem
Caso os cientistas descobrissem alguma substância que
impedisse a reprodução de todos os insetos, certamente nos livraríamos
de várias doenças em que esses animais são vetores. Em compensação teríamos
grandes problemas, como a diminuição drástica de plantas que dependem dos
insetos para polinização, que é o caso das:
a)
algas.
b)
briófitas, como os musgos.
c)
pteridófitas, como as samambaias.
d)
gimnospermas, como os pinheiros.
e)
angiospermas, como as árvores frutíferas.
Resposta: Alternativa e
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