quarta-feira, 1 de maio de 2013

Questões da aula de Biologia


1. Defina metagênese.

Metagênese é o ciclo reprodutivo no qual há alternância de gerações produtoras de gametas e de esporos e de reprodução sexuada e assexuada.

2. Cite três características importantes dos metáfitas que contribuíram para a vida fora da água e explique-as.

A cutícula de cera, que protege o musgo da desidratação e das radiações, o estômato, que facilita as trocas gasosas, dificultadas pelo fato de o O2 e o CO2 estarem dispersos no ar e não na água, e a divisão da planta em duas partes (devido ao fato de o meio no qual os sais minerais estão dissolvidos não estar em contato com toda a superfície da planta), uma responsável por absorver os nutrientes do solo, o rizoide, abaixo do solo, e outra responsável pelas trocas gasosas e captação de luz, se situando acima do solo.

3. Cite e explique as razões por que se acredita que as plantas descendem das algas verdes.

Tanto as plantas como as algas verdes possuem clorofila a e b, são fotossintetizantes, apresentam a mesma substância de reserva, o amido, e têm parede celular em suas células.

5. Cite três características que os musgos compartilham com todas as plantas verdes.

Os musgos e todas as plantas verdes possuem clorofila a e b, são fotossintetizantes e apresentam parede celular.

6. O que é matrotrofia?

            A matrotrofia – uma apomorfia das metáfitas – é o desenvolvimento do embrião, gerado pela fecundação da oosfera, dentro do arquegônio, estrutura do gametófito das briófitas do sexo feminino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.