quinta-feira, 2 de maio de 2013

Briófitas

Briófitas


Ao longo da evolução a partir das algas verdes, as plantas foram desenvolvendo novos mecanismos anatômicos e fisiológicos, tais como o sistema de condução de seiva e a produção de flores, frutos e sementes.
As briófitas são autótrofas como as algas, porém apresentam várias diferenças em relação a estas, tais como embriões nutricionalmente dependentes das plantas que os originaram. Além disso, assim como todas as plantas, possuem como reserva energética o amido e têm celulose como o principal componente da parede celular.

Na figura, respectivamente musgos, hepáticas e antóceros.
 
Tanto os musgos quanto as hepáticas e os antóceros são briófitas, todos apresentando tamanho reduzido e sendo encontrados em ambientes úmidos, como o interior de matas e áreas próximas dos rios. Algumas espécies, no entanto, podem ser encontradas em ambientes secos, regiões frias e em água doce. Dentre as briófitas, os musgos possuem o maior número de espécies e são mais conhecidos do que as hepáticas mais primitivas e do que os antóceros.
Embora tenham sido as primeiras a se desenvolver em ambientes terrestres, as briófitas dependem da água para a sua reprodução. São organismos simples, avasculares, (desprovidos de sistema condutor de seiva, sendo o transporte de substâncias efetuado de célula para célula), por esta razão raramente ultrapassando alguns centímetros de altura. As briófitas são epífitas, pois utilizam outras plantas para suporte, como troncos de árvores e folhas.
Quanto à estrutura, as briófitas não possuem raiz, folhas e caule, e sim um rizoide, um caloide e filoides.

A reprodução desse grupo de plantas ocorre por alternância de gerações. Diferentemente das pteridófitas, o gametófito é permanente. Além disso, como o esporófito é dependente do gametófito feminino, se desenvolve sobre este.
Na geração sexuada do ciclo reprodutivo das briófitas, o gametófito é haploide (n), podendo ser feminino ou masculino. O gametófito feminino têm uma estrutura denominada arquegônio, que produz a oosfera, gameta imóvel. Já o masculino possui um anterídio, que produz os anterozóides, gametas flagelados. Os gametas masculinos alcançam os femininos nadando em meio aquoso, logo as briófitas que habitam locais mais secos dependem da chuva e do orvalho para reprodução.
Na geração assexuada, o esporófito diploide (2n) produz esporos por meiose (processo no qual uma célula haploide dá origem a quatro células haploides), que são levados pelo vento, e, ao germinarem, dão origem a um protonema, que cresce e se transforma num gametófito.
Além disso, as briófitas também podem se reproduzir vegetativamente, sem envolvimento dos gametas. Nesse processo, a planta sofre fragmentação, originando outra planta.


Fontes


PAULINO, Wilson R. Biologia Atual, vol. 2: Seres Vivos, Fisiologia. São Paulo: Ed. Ática, 1997.

PAULINO, Wilson R. Biologia, vol. Único. Série Novo Ensino Médio. São Paulo: Ed. Ática, 2011.

SANTOS, Fernando S. dos, AGUILAR, João B. V. e OLIVEIRA, Maria M. A. de (org). Biologia – 2º Ano, Ensino Médio, vol. 2. São Paulo: Edições SM, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.