quarta-feira, 1 de maio de 2013

Ciclos reprodutivos dos fungos

Reprodução dos ascomicetos


A reprodução assexuada ocorre por brotamento, nos unicelulares, e por esporos, nos pluricelulares.
O corpo de frutificação dos ascomicetos é o ascocarpo, que apresenta hifas haploides (as gametófitas) e dicariótica, resultantes da reprodução sexuada (as esporófitas). As últimas produzem, na região central do ascocarpo, vários ascos, com oito ascósporos cada um. Esses ascósporos se formam pela fusão de dois núcleos haploides no asco, que formam um núcleo diploide. Esse núcleo sofre meiose e em seguida mitose, originando os oito ascósporos haploides. 
A germinação desses ascósporos dá origem a hifas, que formam micélios, os quais, ao se encontrarem, caso forem de sexos opostos, podem se fundir, dando origem a um novo fungo.

Reprodução dos basidiomicetos

 



Nos basidiomicetos, a reprodução assexuada ocorre pela fragmentação do micélio e produção de esporos.
Já a reprodução sexuada apresenta alternância de gerações haploides, os gametófitos, e diploides, os esporófitos.
O esporófito desenvolve os corpos de frutificação ou basidiocarpos, a parte do fungo popularmente conhecida como cogumelo. Na superfície das lâminas ou lamelas se formam os basídios, microscópicos, apresentando cada um quatro basidiósporos haploides, obtidos por meiose. Os basidiósporos são liberados e, ao encontrarem um solo propício ao seu desenvolvimento, germinam, formando uma rede de hifas haploides. 
Ao se encontrarem, duas hifas haploides de micélios diferentes realizam reprodução sexuada, a plasmogamia, gerando hifas dicarióticas diploides, com dois núcleos haploides pareados por célula. Os corpos de frutificação do novo micélio também serão dicarióticos, porém no interior dos basídios ocorrerá a fusão dos núcleos, ou seja, a fecundação propriamente dita. Em seguida, são formados quatro basidiósporos haploides por meiose em cada basídio, reiniciando o ciclo reprodutor do basidiomiceto.
 

Reprodução dos quitridiomicetos

 



Os quitridiomicetos fazem parte do grupo de fungos que não produzem corpos de frutificação. Além disso, seus esporos – denominados zoósporos – são flagelados, o que facilita sua locomoção na água, e a sua fase diploide não é efêmera.
Na produção de gametas, os núcleos dos gametângios (estruturas produtoras de gametas) geram, a partir da mitose, gametas haploides flagelados. No encontro de dois gametas de sexos opostos, ocorre a fecundação, que origina um zigoto diploide. 
Esse zigoto se desenvolve e forma um fungo diploide, esporófito. O esporófito produz tanto esporos haploides quanto diplóides, que, ao germinarem, dão origem respectivamente a um gametófito n (haploide) e um esporófito 2n (diploide). Assim, o ciclo se reinicia, com a alternância entre as fases sexuada e assexuada.

Reprodução dos zigomicetos

 



Na reprodução dos zigomicetos, pode haver alternância de gerações diploide e haploide.
A reprodução pode ser assexuada, pela produção de esporos que germinam ao encontrarem um substrato propício, gerando hifas haploides.
Duas hifas haploides de sexos opostos podem se encontrar, realizando reprodução sexuada. Ocorre a cariogamia, ou seja, fusão dos núcleos das hifas, originando um zigoto. A seguir, o núcleo diploide do zigoto sofre meiose, dando origem a quatro esporos haploides, que podem originar novos fungos haploides.

Bibiografia



CESAR e SEZAR. Biologia, volume 2. Atual Editora.

LINHARES, Sérgio e GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia Hoje: os seres vivos. São Paulo: Ática, 2010.

SANTOS, Fernando S. dos, AGUILAR, João B. V. e OLIVEIRA, Maria M. A. de (org). Biologia: ensino médio, 2º ano. São Paulo: Edições SM, 2010.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiD6kaAzOIDjzgat00XVSra2E6B3A2jdxAEAuSPJrk8MWz51hwhWxCIbNbMHTt23p_h-EEEgSZnp_zIl68OjHagsqEn1S4iIlbaftbyBgslog48KU2qogD6pqnEE3A37XfTVjYfSii3zv9H/s1600/Basiodcarpo+1.jpg
Acesso em: 23 abr. 2013, às 20:00.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fungos/imagens/fungos-92.jpg
Acesso em: 23 abr. 2013, às 20:00.

http://microbewiki.kenyon.edu/images/3/3f/31-07-ZygomyceteLifeCyc-L.jpg
Acesso em: 23 abr. 2013, às 20:00.

http://microbewiki.kenyon.edu/images/thumb/1/13/Carl34ChytridCycle3.jpg/300px-Carl34ChytridCycle3.jpg
Acesso em: 23 abr. 2013, às 20:16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.