quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Répteis


Répteis



Os répteis, descendentes dos anfíbios, foram os primeiros cordados a ocupar o meio terrestre com eficiência.

Possuem pele grossa, seca e impermeabilizada devido à proteína queratina, em maior quantidade do que nos anfíbios. É a queratina que forma as placas, escamas e carapaças típicas dos répteis. A pele queratinizada dificulta a desidratação, possibilitando que esses animais vivam afastados da água.

Algumas espécies de répteis, cobras e lagartos apresentam glândulas salivares modificadas, que produzem veneno altamente tóxico. Dois exemplos são a cascavel e a coral-verdadeira.


Cascavel.

Coral-verdadeira.

A circulação é fechada, dupla e incompleta, exceto nos répteis crocodilianos, nos quais é completa, pois os ventrículos encontram-se totalmente separados, embora o sangue oxigenado e o não oxigenado se misturem fora do coração.



São animais pecilotérmicos, e sua distribuição geográfica é, portanto, limitada. Apresentam cloaca e fecundação interna, podendo ser ovíparos ou ovovivíparos.

O ovo dos répteis é dotado de uma casca protetora calcária que impede o ressecamento do embrião, possibilitando seu desenvolvimento fora d’água.



Os répteis são os primeiros animais dotados de alantoide e de âmnio. Este é uma cavidade cheia de líquido, que protege o embrião da desidratação. No alantoide – que participa das trocas gasosas entre o embrião e o meio externo –, há armazenamento de excretas.


Esquema do ovo de um réptil generalizado.



A principal excreta nitrogenada dos répteis é o ácido úrico, de baixa toxicidade e pouco solúvel. O ácido úrico pode permanecer no corpo mais tempo que a uréia e, quando eliminado, há perda mínima de água.

O ácido úrico é considerado uma adaptação à vida terrestre, bem como os pulmões, órgãos respiratórios internos, além dos já citados fecundação interna, ovos casca grossa, presença de âmnio e alantoide e pele impermeável.

As principais ordens em que se divide a classe dos répteis são as ordens Squamata, Chelonia, Crocodilia e Sphenodontia.

Squamata


Esta ordem inclui os lacertílios, ofídios e anfisbenídeos. Esses animais crescem durante toda vida e sofrem mudas, sendo dotados de escamas, característica que dá nome ao grupo.

Os lacertílios são os lagartos, lagartixas, camaleão e cobras-de-vidro. Podem perder a cauda, a qual após pouco tempo se regenera. Eles se alimentam de insetos, engolindo-os inteiros.

Camaleão.

Lagarto.

Cobra-de-vidro.



Os ofídios são répteis sem patas e de corpo alongado, possuindo grande número de costelas, sobre as quais se apoiam para rastejar. O arranjo dos ossos da boca permite que as cobras a abram muito.


A jararaca pode engolir um rato inteiro, e a sucuri brasileira pode engolir um bezerro. Isso é possível pois as costelas das cobras encontram-se ligadas apenas à coluna, visto que elas não têm o osso esterno, ao contrário das aves e mamíferos, o que dá maior elasticidade ao corpo das cobras.


As cobras mais temidas, tais como sucuri e jibóia, não são peçonhentas, mas oferecem perigo devido ao seu tamanho, podendo enrolar, amassar e engolir as vítimas.

As cobras possuem pálpebras transparentes, daí surgiu a crença de seus poderes hipnóticos.

Algumas cobras peçonhentas são a áspide africana, a naja da índia, a coral brasileira, a jararaca, a urutu e a cascavel, a qual tem um chocalho na cauda. No Instituto Butantã, é produzido soro antiofídico.

Naja.


Jararaca.





Há também o grupo dos anfisbenídeos, que inclui as cobras-de-duas-cabeças.

Anfisbena ou cobra-de-duas-cabeças.

Chelonia


Os quelônios possuem uma carapaça dorsal e um plastrão no ventre, que servem de proteção. Alguns exemplos são a tartaruga, o jabuti, o cágado, o matamatá.

Jabuti.

Matamatá.

Tartaruga vista de baixo, mostrando o plastrão.

Os quelônios não possuem dentes e têm quatro patas e cauda. As tartarugas são aquáticas, e suas patas são transformadas em nadadeiras. Já os jabutis são terrestres e se alimentam de vegetais, enquanto os cágados vivem tanto em água doce quanto na terra, porém não possuem nadadeira, apenas patas.


Esquema simplificado da circulação dos répteis.

Crocodilia


Os crocodilianos apresentam corpo coberto de placas ósseas com escamas. Têm dentes, cauda e coração com quatro cavidades. Dentro da água são ágeis e ferozes. O crocodilo e o jacaré pertencem a esse grupo.


Crocodilos-do-nilo.

Esquema representativo dos ógãos internos de um crocodilo macho.

Sphenodontia


Também chamados de rincocéfalos, os animais dessa ordem estão representados por apenas duas espécies, conhecidas como tuataras e encontradas na Nova Zelândia.

Semelhantes a um lagarto, possuem no alto da cabeça, sob a pele, o olho pineal, ligado à glândula de mesmo nome, capaz de acusar variações de luz.

Tuatara.




Fontes


LINHARES, Sérgio e GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje. São Paulo: Ática, 2010.

PAULINO, Wilson R. Biologia Atual, Vol. 2: Seres Vivos, Fisiologia. São Paulo: Ática, 1997.

CRUZ, Daniel. Os Seres Vivos. São Paulo: Ática, 1998.

SANTOS, Fernando S. dos, AGUILAR, João B. V. e OLIVEIRA, Maria M. A. de (org). Biologia: ensino médio, 2º ano. São Paulo: Edições SM, 2010.

http://christophersisk.com/core/wp-content/uploads/2008/03/tuatara.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.