terça-feira, 27 de agosto de 2013

Taxonomia, cladogramas e processos evolutivos

Taxonomia


    Taxonomia é a area da biologia responsável por organizar, descrever e classificar todos os seres vivos, com base nas suas supostas relações evolutivas, as quais são definidas através da observação das semelhanças que há entre eles. Existem diversas classificações, mas a principal divisão taxonômica é a de Lineu, que criou as seguines categorias, dentro das quais os seres provavelmente possuem um ancestral comum:

    - Espécie: grupo de seres semelhantes fisiologicamente, anatomicamente e geneticamente (possuem o mesmo cariótipo), capazes de se reproduzir e de gerar descendentes férteis.

    - Gênero: conjunto de espécies aparentadas.

    - Família: conjunto de gêneros aparentados.

    - Ordem: conjunto de famílias aparentadas.

    - Classe: conjunto de ordens aparentadas.

    - Filo: conjunto de classes aparentadas.

    - Reino: conjunto de filos aparentadas.


Nome científico de uma espécie



    Para indicar o nome científico de uma espécie, as seguintes regras, dentre outras, devem ser seguidas: 

    - O nome científico de um ser vivo é binomial, sendo que o primeiro nome indica o gênero, e o segundo, a espécie .

    - O nome genérico (o primeiro) deve ser escrito com inicial maiúscula, e o nome específico (o segundo) deve ser escrito com inicial minúscula.

    - O nome científico deve sempre vir destacado, em itálico ou negrito num texto impresso, ou sublinhado, num texto manuscrito, e ser escrito em latim.

    Um exemplo do uso dessas regras pode ser visto na seguinte espécie, cujos restos fósseis foram encontrados na província de Liaoning, nordeste da China:

Eoconfuciusornis zhengi

Representação artística de um ser desta espécie


Árvore filogenética


    Uma árvore filogenética é uma representação gráfica das relações evolutivas entre várias espécies que possam ter um ancestral comum. Em uma árvore filogenética, cada nó com descendentes representa o mais recente antepassado comum, e os comprimentos dos ramos podem representar estimativas do tempo evolutivo. Cada nó terminal em uma árvore filogenética é chamado de "unidade taxonômica", e nós internos geralmente são chamados de "unidades taxonômicas hipotéticas".

    As árvores filogenéticas são confeccionadas a partir de uma matriz contendo os dados disponíveis (morfológicos, químicos ou genéticos) sobre os táxons estudados. Estes dados são comparados, e os táxons agrupados em clados ou ramos de acordo com as semelhanças e diferenças entre si.

     A seguir, como exemplo, um cladograma  dos cordados:


Anagênese e cladogênese


    A anagênese e a cladogênese estão relacionadas a diferentes modos de evolução das espécies, e as mutações envolvidas podem occorrer devido a isolamentos geográficos.

    - A anagênese (representada à esquerda na imagem) é um processo no qual uma espécie em sua totalidade evolui e se transforma em uma outra.

    - A cladogênese (à direita na figura) ocorre quando uma espécie ancestral evolui em duas ou mais diferentes espécies, as quais se tornem incapazes de gerar descendentes férteis, o que constitui um isolamento reprodutivo.



Fontes


LINHARES, Sérgio; GEWANDSNAJDER, Fernando. Biologia Hoje: os seres vivos. São Paulo: Ática, 2012

http://pt.wikipedia.org/wiki/Eoconfuciusornis_zhengi

http://www.sobiologia.com.br/figuras/Seresvivos/cladograma.jpg

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/evolucao-dos-seres-vivos/imagens/Evoluc63.jpg